Fala galerinha tudo tranquilo?

Pois bem, apesar de não ter muito tempo livre, como prometido, vou tentar cumprir a promessa de fazer dois posts por semana.

Nesta segunda-feira dia 06/06 ocorreu a tão aguardada WWDC 2011, e estou aqui para trazer as principais novidades, lembrando que o foco do blog são os gadgets da Apple, ou seja, iPhone, iPod touch e iPad, portanto, falaremos apenas das novidades do iOS 5, que alias está recheado…

Como sempre, antes de apresentar as novidades, é exibida uma série de números atingidos e bla, bla, bla, pulando essa parte, dentre as novidades do sistema para os desenvolvedores a novidade é que agora eles terão mais 1.500 novas API’s, já para nós meros usuários, teremos 200 novidades que dentre elas a Apple destacou algumas em 10 partes, vamos conhecê-las:

Na primeira parte foi anunciado o esperado e rumorizado sistema de notificações.

Logo de cara o sistema chama a atenção por ser bem aprimorado,  agora as notificações ficam centralizadas em um único lugar, podendo ser acessada deslizando o dedo de cima para baixo na parte superior do aparelho, sendo assim surge a central de notificações. Outra coisa interessante é que no centro de notificações será possível adicionar widgets como a previsão do tempo e informações da bolsa.

Nas imagens abaixo temos o centro de notificações no iPhone e iPad:

 

Como podemos observar na 1ª imagem da esquerda para a direita, quando o iOS 5 receber uma mensagem, uma discreta mensagem surge no topo da tela com o ícone do app que recebeu a notificação e uma breve descrição, caso o usuário não toque na notificação, ela oculta automaticamente em alguns segundos e tudo isso ocorre sem interromper a atividade que esta fazendo, já na 2ª imagem temos as notificações exibidas na Lock Screen, essas notificações foram recebidas enquanto o aparelho estava em descanso/bloqueado.

Na segunda parte a Apple anunciou a Banca de Jornais, que basicamente aparenta ser semelhante ao iBooks, porém para revistas e jornais.

Sabendo que o iBooks ainda engatinha aqui no Brasil, creio que com a Banca de Jornais não será diferente, mas na minha opinião achei que a Apple acertou em criar um app separado dos livros, estava um pouco estranho baixar revistas e jornais em um app de livros. Algo interessante que me chamou atenção é que a Banca de Jornais funcionará diferente do iBooks, veja na imagem abaixo:

Como podem perceber na imagem acima, as revistas e jornais abriram em forma de pasta, diferente do iBooks, você fará as inscrições pela App Store e as edições serão baixadas automaticamente na pasta e a cada nova edição surgirá o alerta na pasta, pra finalizar, na própria pasta terá um botão para abrir a App Store.

A terceira parte apresenta a novidade que vai agradar a todos os twitteiros de plantão.

O iOS 5 passa a ter integração com o Twitter, com isso será possível enviar mensagem no twitter de alguns apps nativos sem precisar sair do mesmo.

Os apps compatíveis são: Safari, Fotos, Câmera, Youtube e Maps, além disso, ao redigir um tweet o iOS detecta e sugere através de uma lista o contato ao qual você quer enviar o tweet.

Veja abaixo uma imagem com a integração em funcionamento:

O twitter tem uma tela em ajustes onde você adiciona sua conta e também traz um atalho para baixar o app oficial do twitter, pra finalizar os contatos também terão integração com o twitter.

O Safari também traz novidades que foram apresentadas na quarta parte apresentada no evento, confira abaixo as novidades:

Navegação em guias ou abas como preferir, funciona como no seu navegado do seu PC/MAC, mas esta novidade é só para o iPad.

Recurso “Reader” que permite abrir numa janela apenas o conteúdo que deseja ler, ou seja, ele abre o conteúdo limpo, sem o layout, propagandas e outras poluições visuais da página que deseja ler.

Outro recurso adicionado ao Safari foi a Lista de Leitura, com ela você pode adicionar uma página para ler posteriormente, e você poderá ler a página adicionada mesmo estando off-line, agora junte estas novidades e some com a melhora de desempenho e a possibilidade de manter todas as informações do Safari compartilhadas pelo iCloud.

A quinta parte apresentada deve ter deixado alguns programadores (com o perdão da palavra) “putos”…

Digo isso porque a Apple lançou um app nativo de Lembretes e ele vem para desbancar uma penca de apps disponíveis na App Store que fazem este tarefa. Voltando ao app, agora você adiciona aquele lembrete ou faz aquela lista de compras de forma rápida e prática, aliado de um belo visual e de simples manuseio.

Um recurso bacana do app é o lembrete por geolocalização, que permitirá que seu gadget lhe avise sobre algo quando estiver na localidade onde foi programado, sem dúvida genial.

O melhor de tudo é a facilidade de manter estas informações sempre ao alcance, o Lembretes compartilha estas informações com o iCalc, Outlook e o iCloud, é meu amigo, agora vai ficar feio pra quem tem um gadget da Apple dizer que não lembrou de algo kkk.

A sexta parte apresentou novidades ao app da Câmera que apesar de serem simples, eles são bem úteis, vamos a conhecê-los:

Atalho rápido na lock screen que permite desbloquear o aparelho e ir direto ao app Câmera. Bloqueio de foco/exposição ao pressionar por mais de 2 segundos a tela do aparelho. Tirar fotos apertando o botão de aumentar volume, um recurso já conhecido para os praticantes de Jailbreak. Grade para enquadro, ao ativa-la, ela auxilia a fazer enquadro nas fotos. Novo método de aplicar zoom, o novo método é o mesmo que fazemos nas fotos e textos, basta fazer o gesto conhecido como pinça.

Ainda sobre o app Câmera, na parte de integração, se você configurar para fazer backup no iCloud, assim que você bate fotos ele já sincroniza com o iCloud e caso você tenha outros gadgets sincronizados na mesma conta, os demais aparelhos em questão de minutos baixam as fotos sincronizadas.

Na sétima parte a Apple apresentou as novidades do app de Mail.

Na parte de formatação, será permitido deixar seu texto em negrito, itálico ou sublinhado além de opções de fontes e será possível também colocar travessões na sua mensagem. Outro recurso permite organizar os nomes nos campos de endereço Para/CC e CCO, bastando apenas arrasta-los para o local que deseja. Foi adicionado também sinalização de bandeira, para que você possa marcar as mensagens importantes. Foi adicionado também caixa de busca dentro do app que permite localizar mensagens com diversas opções.

E com a chegada do iCloud , você recebe uma conta de e-mail gratuito que permitirá uma melhor integração de sincronismo/compartilhamento.

Na oitava parte a Apple proclamou a independência dos gadgets aos computadores, batizado de PC Free, a novidade permite que seus gadgets se tornem independentes dos computadores, seja ele PC ou MAC.

Com ele será possível ativar, configurar, atualizar, fazer backups e fazer sincronizações sem a necessidade de um computador e sem a necessidade de cabo, afinal com a chegada do iCloud você terá tudo isso em nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento, bastando ter acesso a uma “senhora” internet por wi-fi ou 3G.

Com esta novidade eu acredito que a Apple dá um passo muito importante e vai sem dúvidas chacoalhar ainda mais a concorrência.

A nona parte da apresentação, apresentou as novidades do Game Center.

Agora você pode incluir uma foto no perfil, você terá sugestões de amizades e de jogos com base em amigos e jogos em comum, poderá comprar jogos direto do Game Center.

Agora será possível conhecer os amigos de seus amigos e solicitar amizade, foi melhorada também a forma de organização dos amigos e dos jogos e foi inclusa a possibilidade de buscar amigos e apps dentro da sua lista no Game Center.

Com isso a Apple visa alavancar ainda mais a utilização de sua rede, tentando convencer os usuários que ainda não usam o Game Center a deixar para trás as outras redes como o Plus+ e OpenFeint.

A décima e última parte trouxe outro app nativo ao sistema, o Mensagens pode vir a ser o mensageiro instantâneo oficial para a plataforma e quem sabe para PC/MAC.

Com ele é possível estar em constante contato com seus amigos e familiares e poder compartilhar imagens e vídeos de forma simples e rápida. Com certeza muitos desenvolvedores também ficaram “putos” com a novidade e acabaram vendo seu app esquecido na App Store.

Com a novidade, alguns Fanboys já apontam que o MSN estaria prestes a se juntar ao ICQ e ser apenas parte da história na evolução dos mensageiros instantâneos kkk.

Mantendo a linha de integração com o iCloud, o app Mensagens não poderia ficar de fora, e você terá sempre o histórico de conversas sincronizadas e disponível em outro gadget em questão de minutos.

Bem, finalizando o post, diversos outros recursos estarão presentes na versão final e as citadas acima foram as mais enfatizadas pela Apple na WWDC 2011.

Eu estou testando a versão beta graças à ajuda de um desenvolvedor e durante os próximos dias farei um post detalhado de cada recurso, portanto fiquem ligados.

T+

A quinta parte apresentada deve ter deixado alguns programadores (com o perdão da palavra) “putos”…

Digo isso porque a Apple lançou um app nativo de Lembretes e ele vem para desbancar uma penca de apps disponíveis na App Store que fazem este tarefa. Voltando ao app, agora você adiciona aquele lembrete ou faz aquela lista de compras de forma rápida e prática, aliado de um belo visual e de simples manuseio.

Um recurso bacana do app é o lembrete por geolocalização, que permitirá que seu gadget lhe avise sobre algo quando estiver na localidade onde foi programado, sem dúvida genial.