Galera, com a minha volta ao mundo jailbreak, fiz diversas modificações em meu aparelho e foi nessas que encontrei outro tweak que vai entrar pa a lista de Apps Indispensáveis do Cydia.

Com a chegada do iOS 4 o recurso de pastas (folders) foi sem dúvida uma mão na roda, mas como sempre a Apple impõem limitações.

Neste caso as limitações são:

  • Não é possível poder colocar mais que 12 apps por pasta;
  • Não poder colocar pasta dentro de pasta.

As primeiras soluções do mundo jailbreak foram infinifolder e FoldersInFolders, ambos pagos  e que resolviam os problemas de limitações, mas notei que o sistema ficou um pouco lento, talvez seja incompatibilidade com outro tweak ou por eles serem lentos mesmo. Foi ai que procurando soluções encontrei o FolderEnhancer, esse tweak traz os dois recursos mencionados acima e ainda outras opções interessantes, então vamos analisa-lo.

A primeira coisa que se pode notar após a instalação é a forma como os apps são exibidos dentro da pasta:

Da forma original, ao abrir uma pasta é aberta uma janela no meio da springboard, em minha opinião, apesar de se ter uma bela aparência, torna o recurso um pouco deficiente, afinal a dock fica automaticamente oculta.

Já com o FolderEnhancer ao abrir a pasta é aberta uma janela sobre toda springboard, mas mantém a dock acessível.

Só esta pequena modificação já faz muita diferença…

Agora vamos às soluções citadas no inicio deste review:

  • Não há limite de apps dentro das pastas;
  • É possível a organização dos apps dentro da pasta;
  • É possível colocar pasta dentro de pasta;
  • É possível criar pasta dentro da pasta.

Além destas funções este tweak é recheado de opções, elas ficam localizadas em ajustes, vamos a elas:

Appearance:

  • Folder Name: Permite ocultar o nome da pasta que aparece no topo da tela.
  • Folder Wallpaper: Permite ao invés de usar aquele fundo padrão do folder, utilizar o wallpaper que está sendo utilizado.
  • Animate Open/Close: Ativa/Desativa a animação ao abrir e fechar a pasta.

Behavior:

  • Close on App Launch: Se ativado este recurso, a pasta fecha automaticamente, após abrir algum app, inclusive tem um tweak chamado FolderCloser que faz esta função, com isso temos mais uma economia de memória, pois não tem que instalar outro tweak para obter este recurso.
  • Home Closes All: Se ativado este recurso permite que quando se tem mais de uma pasta aberta, ao pressionar o Home Button todas as pastas se fechem automaticamente.

Advanced:

  • Clipping Window: Este foi o único recurso que não entendi para que serve, ativado ou não não vi nada de diferente.

Experimental:

  • New Layout: Este recuso só é possível, como pode ser visto na imagem acima, caso a opção Folder Wallpaper estiver desabilitado, com isso note que o fundo padrão do folder não ocupa toda a tela como na imagem que postei no inicio do post.
  • Vertical Scrolling: Se ativado muda à forma de trocar de página de horizontal para vertical.
  • Paged Scrolling: Se opção for ativada é alterada a forma de organização de páginas para uma única página com scroll solto horizontalmente, caso a opção Vertical Scrolling estiver ativa o scroll solto passa a ser vertical.
  • Cache Icon Images: Se ativado é gerado um cache dos ícones contido nas pastas, caso tenha muitos apps esse recurso vai ajudar no desempenho do carregamento das pastas.

Outra coisa bacana é que ele é compatível com o MultiInconMover que já foi citado no post “Apps Indispensáveis do Cydia” o que torna o trabalho de organização ainda mais fácil, além também de ser compatível com outros tweaks.

Confira abaixo um vídeo demonstrando alguns recursos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5pCRh7gcAOs[/youtube]

Ufa, quanta coisa né? Sem dúvidas é um grande tweak, portanto fica um conselho para a Apple! Dê uma atenção para esse tweak e em futuras atualizações tentem fazer algo com esta magnitude, nossa baixou o espirito do Gilberto Gil agora kkk, brincadeiras de lado, tanto recurso junto não poderia ser de graça também né?

Aos interessados o FolderEnhancer pode ser  encontrado na source BigBoss por $2,49.

E ai o que achou?