O TinyUmbrella é um programa bem útil para quem faz jailbreak dos seus iDevices. Logo após um software update como o dessa semana para o 4.2[.1], várias pessoas pensam em voltar ao iOS anterior pelos mais variados motivos, sendo a possibilidade de jailbreak o principal. O TinyUbmrella permite isso. Ele salva seus arquivos SHSH’s para que no futuro quando a Apple lançar uma atualização de firmware dos aparelhos, você ainda pode restaurar seu aparelho para algum iOS anterior*. A primeira pergunta: O que é SHSH’s? São hashes de assinatura, basicamente uma chave única. A Apple só permite realizar o restore de firmwares que ela assina, ou seja, essa assinatura dura enquanto aquele firmware está vigente. Quando ela lança uma atualização, ela para de assinar firmwares antigos, impedindo o restore para qualquer versão anterior  ao iOS que ela está lançando. Pois não há como obter a assinatura (SHSH’s) para permitir que o restore continue.

Você pode salvar os SHSH’s pelo Cydia, ou por esse programa. A única diferença é que o TinyUmbrella permite a assinatura de SHSH’s de aparelhos sem jailbreak. Não vou entrar nos caminhos necessários para a obtenção da assinatura, mas o procedimento permite que você armazene os arquivos tanto no Cydia (caso tenha jailbreak) ou no seu computador. Esses arquivos serão usados pelo TinyUmbrella quando você realizar o restore do aparelho para algum firmware anterior ao atual.

Antes de mais nada confirme que você tem os SHSH’s salvos para o firmware que você pretende fazer o restore. Após isso para não dar erro, basta você clicar no botão “Start TSS Server” que ele modificará seus arquivos hosts, e ao invés do iTunes direcionar o pedido de assinatura para os servidores da Apple, ele direcionará aos servidores do Cydia, que confirmará a assinatura e permitirá a continuação do restore.

Caso dê algum erro no restore (1015, 1013 ou 1011), não se afobe! Basta ir ao programa e clicar em “Kick out of recovery” que seu aparelho deve funcionar normalmente, com o firmware escolhido. Se você ainda está no iOS 4.1, instale o programa e tente salvar seus SHSH’s antes que a Apple deixe de assinar o firmware! Ela pode parar de assinar a qualquer momento. Vai que algum dia você precisa de um restore desse iOS. Até ontem estava conseguindo assinar o 4.1 (dois dias depois do lançamento do 4.2), mas não sei se ainda está.

Mas não deixa de ser uma ferramenta bem útil. E tem um plus, se você possui um iPhone 4, ele permitia a atualização de software sem modificar a baseband. Para updates para o iOS 4.1 APENAS. Se você tem qualquer outro aparelho, ou já atualizou para o iOS 4.2, o TinyUbmrella não é compatível e sua baseband provavelmente será atualizada.

O TinyUmbrella é gratuito é compatível com Windows, Mac e Linux. Para utilizar com Windows, ele deve ser executado como administrador. Pode baixá-lo aqui!

*A assinatura dos SHSH’s é apenas para aparelhos: iPhone 4, iPhones 3GS, iPod Touch 3G e iPod touch 2G (MC), se me lembro bem, iPhone 3G e iPod touch 2G não precisam disso para fazer um restore com firmwares anteriores.