Um monte de gente já sabe que essa semana foi a estréia de Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1. Não havia hora melhor para ser lançado um jogo inspirado no bruxo. Eu sou suspeita para falar de Harry Potter pois sou super fã da série, comecei a ler ainda criança e tenho uma tendência a gostar de coisas relacionadas à história, mas mesmo assim, vou fazer um review para vocês do jogo. O Lego Harry Potter: Years 1-4 permite que você guie o Harry pelos primeiros 4 anos da história. É um must-have para fãs da saga, que revisita os momentos mais importantes da vida de Harry Potter nesses anos, por meio de uma missão ou de uma maneira divertida.

O jogo foi portado quase completamente do jogo de video game lançado em 2010, possui 41 levels divididos entre os quatro anos. O jogo possui eventos reais e a possibilidade de jogar com até 100 personagens diferentes: Hermione, Hagrid, Ron, entre outros. E você pode os customizar com as partes de lego. Diversas áreas estão disponíveis para serem exploradas, como o castelo de Hogwards, Hogsmeade e Diagon Alley (Beco Diagonal). No final de cada nível você recebe uma nota baseada na quantidade de peças raras de lego que você conseguiu coletar. Além disso, você pode desbloquear uma área de freeplay, que permite que você explore e revisite áreas do jogo.

Ainda estou no início do jogo, mas cada fase possui várias tarefas para completar e objetos para achar e segredos para descobrir. O modo de movimentação dos personagens é um pouco diferente, ao invés de usar aquele controlezinho com os botões de ação (que não gosto muito) o modo de fazer o personagem se mover é clicando na tela e arrastando o dedo para onde gostaria que ele andasse. É esquisito no começo, mas depois acostuma e faz todo o sentido. E para lançar feitiços, você tem que fazer uma forma na tela com o dedo, como por exemplo um Z. Achei bem pensado.

Existem apenas três problemas no Lego Harry Potter. O primeiro é que ele só pode ser jogado nos iDevices mais recentes: iPhone 3GS e 4, e iPod Touch 3G* e 4G. O que nos faz pensar na vida útil dos nossos aparelhos para jogos legais e com bons gráficos. Ainda,  o jogo só salva no final do level. Ou seja, se você o tirar da barra de multitasking, tem que recomeçar a fase. Apesar do jogo ser compat[ivel com o iPad, ele só pode ser jogado no iOS 4.2 (provavelmente por causa da multitarefa) então quem quiser experimenta-lo no Tablet terá que aguardar a boa vontade da Apple em liberar o já muito esperado iOS 4.2 (One iOS to rule them all)

É uma pena que os donos de aparelhos mais antigos não possam ter a chance de usufruir da qualidade e jogabilidade de Lego Harry Potter. Na minha opinião é um dos jogos mais bem adaptados para o iOS até o momento. Possui gráficos muito bem feitos e boa jogabilidade. Garante muitas horas de diversão, tanto para fãs de Harry Potter quanto para não fãs. Ele não é baratinho, mas pela qualidade do jogo US$4,99 é um valor mais do que justo. Não vejo a hora de lançarem o Years 5-7. Só espero que até lá o meu 3GS continue sendo compatível. Eu recomendo!

*Alguns reviews na AppStore estão reclamando que o jogo não está funcionando no iPod Touch 3G por falta de compatibilidade, pode ser algum bug que deve ser corrigido pelos desenvolvedores. Mas se você tem esse aparelho é melhor esperar um pouco antes de comprar.

INFORMAÇÕES:
Categoria: Jogos
Lançado em: 19 de Novembro de 2010
Valor: US$ 4,99
Versão: 1.0 (iOS 4.0 Tested)
Tamanho: 359 MB
Idioma: Inglês

Autor: Warner Bros Entertainment
Compatível com iPhones, iPods touch com firmware 4.1 ou superior e iPad 4.2 ou superior

DOWNLOAD:

AppStore

Obs: Não existe a categoria de jogos na AppStore brasileira, então para baixar o aplicativo, você deve ter uma conta em outro país.