Semana passada, a Apple liberou para os desenvolvedores a versão GoldMaster (GM) do iOS 4.2. Isso indica que o lançamento para os usuários finais é iminente.  Normalmente a Apple lança seus iOS nas terças-feiras, vamos ver o que acontece até o final do dia. Já publicamos algumas matérias aqui no Mundo Touch, sobre algumas funções que virão com a atualização, mas vale fazer uma recapitulação.

Toques SMS

Pela primeira vez na história do iOS, a Apple nos dá mais escolhas de sons para as mensagens de “torpedo” recebidas. São 17 sons adicionais dos mais variados.

Sons

Quantas vezes vocês já diminuíram o volume do som em alguma música e acabaram não escutando o toque de alguma ligação? Comigo acontece sempre,  mas a partir do lançamento, o volume de sons de toques e alertas podem ser configurados separadamente dos sons de mídia do aparelho.

Notas

Hoje há apenas a horrível Market Felt, mas a partir do 4.2 haverão três opções de escolha: Helvetica, Chalkboard e Market Felt.

YouTube

O aplicativo nativo do YouTube terá a habilidade de fazer ranking de vídeos. Como já acontece no site e na versão móvel (m.youtube.com), os usuários de iOS também poderão classificar o conteúdo com “thumbs up” ou “thumbs down” sem sair do app.

Facetime

Cada vez mais integrado ao sistema operacional, o acesso ao Facetime poderá ser feito diretamente do aplicativo de sms. O novo botão ficará localizado entre os botões “Dados do Contato” e “Ligar”. Nos iOS anteriores, para fazer uma ligação pelo FaceTime, era necessário entrar no aplicativo de telefone.

Novas Restrições

A Apple introduziu duas novas restrições à lista que já existia nos firmwares anteriores. Agora, além de impedir que comprem novos aplicativos, será possível não deixar que apaguem os aplicativos já instalados no aparelho. A outra restrição não permite que sejam modificados os ajustes das contas de Mail.

Link para iTunes nos Vídeos do iPad

Como já ocorre no iPod e iPhone, o novo firmware trará um link para a iTunes Store dentro da aba de vídeos no iPad. Assim, o usuário poderá procurar por novos episódios das séries que assiste, e baixá-los imediatamente. Sem a necessidade de sair do aplicativo.

Safari

A habilidade de procurar uma palavra dentro do um site aberto no Safari finalmente estará presente na versão 4.2 do firmware. Hoje, se você quiser encontrar uma palavra, tem que procurar visualmente. O que é irritante quando o texto é muito longo ou você está com pressa. A função não utilizará uma tecla de atalho como o ctrl+f no Windows ou Cmd+f no Mac. Ela será integrada ao campo de busca que existe no topo do Safari.app.

AirPrint

O AirPrint pretende englobar diversos tipos de impressoras, desde as jatos de tinta domésticas às lasers de escritórios. Algumas empresas já correram atrás da bola e possuem impressoras totalmente compatíveis com a função como a HP com sua linha de impressoras ePrint.

AirPlay

Já o Airplay é um recurso que vai permitir transmitir suas músicas de seu gadget através de Wi-fi para qualquer aparelho equipado com esta tecnologia, mas ela não simplesmente transmite o áudio, mas sim todas as informações da música como artista, tempo, capa, etc.

Existem várias outras mudanças, mas estas são as principais. E aí? Ansiosos para o update? Eu sempre espero até sair uma ferramenta de jailbreak para atualizar. E vocês?