Por essa vocês não esperavam né? Andava rolando pelos foruns a ideia que o iPhone 3GS também seria capaz de fazer filmagens em HD, mas que a função seria limitada pela Apple (como acontece com muitas outras funções). Os vídeos feitos pelo 3GS têm por padrão uma resolução de 640×480. Mas se você tiver jailbreak e coragem de realizar os procedimentos, essa resolução pode aumentar. Vamos lá?! Em primeiro lugar, cuidado ao manipular os arquivos das pastas internas do seu aparelho, pode dar algum problema de estabilidade em que seja preciso restaurar o aparelho. Não tente fazer isso, caso não esteja confortável com essa situação. Faça o procedimento por sua conta e risco, não me responsabilizo por eventuais problemas. Mas me disponibilizo, caso alguém tenha alguma dúvida 😉 Avisos dados, então vamos lá!

Primeiro, você precisa ter instalado o OpenSSH pelo Cydia. E um cliente para acessar o aparelho no computador. Você pode usar o WinSCP para WIndows ou o CyberDuck para Mac.

Cyberduck

  • Server: O endereço de IP da sua rede Para ver é só ir em: iPhone/iPad/iPod touch. Ajustes –> WiFi –> Escolha a rede em que está conectado e clique na setinha azul para ver o IP
  • Username: root
  • Password: alpine
  • Protocol: SFTP (SSH File Transfer Protocol)

WinSCP

  • Hostname: Igual ao procedimento acima: Ajustes –> WiFi –> Escolha a rede em que está conectado e clique na setinha azul para ver o IP
  • User name: root
  • Password: alpine
  • Protocol: SCP

Se caso esteja usando o Cyerduck, a tela que aparecerá é a seguinte:

É preciso baixar os arquivos que serão modificados no sistema do seu iPhone:  3GS HD-3.zip. Depois de terminado o download, conecte-se ao aparelho por SSH. Não pode ser por aqueles programas tipo iPhone Folders ou Phone Disk, pois existem pastas que não aparecem por eles. Pelo menos, comigo não deu certo.

Antes de subistituir qualquer arquivo, aconselho você a fazer um backup dos arquivos originais de cada pasta que será modificada, caso dê algum problema e você precise retornar as configurações padrão.

Backup feito, vá em /System/Library/CoreServices/SpringBoard.app/  e substitua o arquivo N88AP.plist existente pelo que você acabou de baixar no arquivo .zip acima.

Depois, pegue os arquivos da pasta Celestial (que você baixou) e os mova para  System/Library/PrivateFrameworks/Celestial.framework/N88/ como mostra a imagem abaixo. Notem (pela hora e data) que apenas alguns arquivos foram modificados.

Depois disso, basta reiniciar o 3GS que a próxima vez que você fizer um filme ele estará em resolução maior. Vocês podem ver aqui um vídeo que fiz agora da minha tela. As informações do iPhoto mostram que o vídeo, feito com o iPhone 3GS está com a resolução de 960×720 e aprox. 30fps.

Até dá para aumentar ainda mais a resolução para 1280×720, mas de acordo com a pessoa que desenvolveu o mod, estava dando alguns problemas para transferir o arquivo. Se vocês olharem o ReadMe que veio no arquivo zipado, ainda falta fazer mais uma etapa, subistituir outros arquivos em uma pasta chamada AVFoundation dentro de /System/Library/, mas como não a encontrei no meu aparelho, não fiz. Caso exista essa pasta no seu aparelho, aconselho a realizar o procedimento completo. Mas parece que aqui não deu problema algum. O desenvolvedor prometeu lançar um pacote para o Cydia, que tornará esse processo muito mais simples, mas enquanto ele ainda não é lançado, só dá para ser, via SSH. Agora é só aproveitar suas filmagens em alta resolução! Só lembro que os filmes em alta resolução ocupam bastante espaço na memória do aparelho. O meu de exemplo, com 10 segundos estava com um tamanho de 13MB, então, se você tiver um aparelho com pouco espaço interno preste atenção nisso.

Fonte: RedmondPie