Tive 3 aparelhos de celular antes do iPhone, um Nokia 3110, Samsung EGH (qualquer coisa) e um Sony-Ericsson W580. Em apenas um quesito eles davam um baile no celular da Apple, na possibilidade e facilidade para adicionar toques personalizados para chamadas. No iPhone é preciso converter o áudio de no máximo 30 segundos para o formato m4r, importar para o iTunes e sincronizar com o aparelho. Existe uma maneira um pouco mais complicada de fazer isso, sem precisar instalar nenhum programa, diretamente pelo iTunes. Mas hoje estou aqui para falar do modo mais fácil, utilizando um programinha super leve, o iRinger (você pode baixar aqui)

Com ele, basta você importar a música que deseja. Um trecho dela aparecerá como na imagem abaixo:

Então você poderá editar o trecho que quiser fazer de ringtone, inclusive com a duração que achar melhor. Além de pode colocar alguns efeitos como: de fade-in, e/ou fade-out dentro do pedaço escolhido. Tudo pronto, basta mandar exportar. Aí você escolhe a pasta de destino, o nome e se quer adicionar automaticamente no iTunes, ou exportar por SCP.

As vezes essa adição dá errado, mas caso dê erro com o iTunes, você pode adicionar o arquivo manualmente ao programa como faz com qualquer música. Ele reconhecerá o ringtone e colocará na divisão adequada. E então, é só sincronizar com seu iPhone. Da próxima vez que for em Ajustes/Sons/Toque, seu novo ringtone estará lá.