Existem diversos aplicativos financeiros e para controle de orçamento na AppStore. Na maioria deles há a necessidade de configurar contas, cadastrar isso e aquilo. Se tornava tão cansativo que eu acabava não utilizando mais. Mas o Bills para iPhone e iPad, da iBearsoft, me chamou a atenção por ser um pouco diferente. O Bills é muito simples. Basta abrir, inserir seus dados básicos, como orçamento do mês e começar a usar. Entrei com alguns dados fictícios só para vocês verem como funciona.

A tela inicial é um calendário do mês, que mostra todas as contas cadastradas. Os dias com azuis significam contas programadas para aquela data, verdes são contas pagas e vermelhos são contas em atraso.

Para cadastrar uma conta, basta clicar no sinal de positivo e uma tela aparecerá para escolher uma categoria de conta. Dentro desse espaço, você pode editar as categorias, colocando o nome delas em português, criar uma sub-categoria ou apenas mudar o logo que a identifica. Para criar uma nova categoria, basta selecionar novamente o “+”.

Depois de escolhida a categoria, Você pode optar entre cadastrar a conta como: Paid – Paga, Plan – Planejada e Autopay – Pagamento automático e após inserir todos os dados, data para pagamento etc, a conta aparecerá no seu calendário da página inicial.

Ao fazer uma conta planejada, há a possibilidade de incluir a periodicidade em que você deseja que essa conta seja repetida e até quando irá essa repetição. A cada 2 semanas para terminar no dia 30/12/2010. Após o fim do prazo, a conta não estará mais no seu calendário. Isso já elimina aquela chatice de ter que incluir manualmente a despesa mês sim, mês não, por exemplo.

Ao clicar na seta abaixo do calendário, você é apresentado à uma lista de suas contas. Você pode visualizar todas, apenas as planejadas e apenas as pagas, bem como o total de cada uma delas.

Uma característica que me chamou a atenção no Bills é a habilidade de te avisar que alguma conta está para vencer, sem você precisar abrir o aplicativo por meio de push notifications. Embora não venha por padrão, o aplicativo permite a criação de senha para acessar as informações, e exportar os dados por Wi-Fi ou email em dois formatos .csv (excel) e .html. O Bills também permite sincronizar seus dados com outros iDevices como o iPod touch e iPad, caso você tenha o app instalado neles.

Alguns reviews da AppStore comentavam que as notificações por Push não estavam funcionando direito, mas comigo funcionou todas as vezes, como podem ver na imagem abaixo.

Veredito: O Bills é um aplicativo para pessoas que não querem um planejador de orçamentos completo. Ele é direcionado a pessoas que querem acompanhar diariamente as contas a pagar, sem correr o risco de não pagar no dia certo. A sincronização elimina a necessidade de ter que entrar com os dados mais de uma vez em vários aparelhos. As Push Notifications dão a agilidade de não precisar abrir o aplicativo para saber a conta que vence no dia. Neste caso, a simplicidade foi um fator positivo. O design é muito bem feito e já entrou para os meus apps do dia-a-dia, aliado ao outro aplicativo financeiro da iBearsoft, o Money, que também vale a pena dar uma olhada, caso estejam procurando um planejador de orçamentos completo. Minha única ressalva é que não há a possibilidade de editar o prazo para receber a notificação push, se você quer ser avisado com 1 ou 2 dias, ou algumas horas antes do vencimento da conta, mas acredito que isso pode ser arrumado em próximos updates. O Bills para iphone possui uma versão free, que pode ser baixada aqui. Vejam abaixo umas imagens do Bills para iPad. Ele possui as mesmas características da versão para iPhone, só que adaptada ao Tablet.

INFORMAÇÕES:

Categoria: Finanças

Valor em dólar: US$ 1,99 (iPhone e iPod Touch) US$ 3,99 (iPad)

Desenvolvedor: iBearsoft

Requisitos do sistema: iOS 3.2 ou superior para iPad e iOS 4.0 para iPhone

Bills para iPhone – AppStore

Bills para iPad – AppStore

PROMOÇÃO

O Mundo Touch vai sortear 2 promocodes, um do Bills para iPad e um do Bills para iPhone. Desta vez, vamos dar chance aos nosso seguidores do Twitter. Para concorrer, você deve seguir o nosso perfil no Twitter (@Mundo_Touch), e retuitar o seguinte até o dia 09/10/2010:

Para o Bills para iPhone:

RT @Mundo_Touch Eu quero acompanhar minhas contas pelo Bills para iPhone, da iBearsoft http://kingo.to/isC

Para o Bills para iPad:

RT @Mundo_Touch Eu quero acompanhar minhas contas pelo Bills para iPad da iBearsoft http://migre.me/1vqgs

Boa sorte à todos! O resultado será divulgado em um Post separado.