A Apple liberou hoje a primeira versão beta do iOS 4.2 para iPad, iPhone e iPod touch para seus desenvolvedores. O firmware, que unificará todos os aparelhos, será disponibilizado ao público geral apenas em novembro.

O iOS 4.2 trará várias novidades para os aparelhos, como o Airplay e Airprint. Esta última função localiza automaticamente impressoras em redes locais que podem imprimir textos, fotos e gráficos por conexão Wi-Fi sem a necessidade de software ou driver adicional.

O AirPrint pretende englobar diversos tipos de impressoras, desde as jatos de tinta domésticas às lasers de escritórios. Algumas empresas já correram atrás da bola e possuem impressoras totalmente compatíveis com a função como a HP com sua linha de impressoras ePrint.

Já o Airplay é um recurso que vai permitir transmitir suas músicas de seu gadget através de Wi-fi para qualquer aparelho equipado com esta tecnologia, mas ela não simplesmente transmite o áudio, mas sim todas as informações da música como artista, tempo, capa, etc.

Estes novos recursos funcionará com o iPad, iPhone 4, iPhone 3GS e iPod touch (a partir da segunda geração).