Alguns de vocês já devem conhecer o serviço e neste post vou falar um pouco mais sobre ele.

O Dropbox não é exclusivo do iOS, inclusive ele roda em Mac/Windows e qualquer outro sistema com internet e hoje é muito utilizado por várias pessoas como uma maneira de facilitar o transporte e transferência de arquivos e abrir mão de carregar pendrive.

O Dropbox é um serviço de armazenamento online de arquivos. Bom, existem milhares de serviços deste tipo por aí, mas o que faz o dropbox tão especial? A usabilidade. Ele é muito simples de utilizar. Você instala o software, e ele cria uma pasta no seu computador onde você coloca os arquivos a serem sincronizados.

Ele funciona como uma pasta mesmo, então você pode criar subpastas, renomear, e compartilhar com outras pessoas por meio de links ou deixar alguns arquivos públicos.

Depois que aparecer o ícone verde na caixa, você está pronto, ou seja, da próxima vez que você acessar o Dropbox pelo site, pelo seu iDevice, ou por qualquer outro computador que você tiver instalado o software, os arquivos serão sempre os mesmos e os mais atualizados.

Vou dar um exemplo prático, antes, eu andava com um pendrive para todo o lado, baixava alguma coisa no trabalho, gravava do pendrive e levava para casa, pegava alguma matéria para a faculdade, se quisesse o arquivo comigo durante as aulas, ou eu imprimia, ou mandava para o meu próprio e-mail para abrir no iPhone.

Com o Dropbox isso acabou. Baixo o arquivo no trabalho, e abro em casa, no iPhone, na casa de uma tia, etc. Consigo tê-lo ’em mãos’ em qualquer lugar que tenha acesso à internet.

O Dropbox sincroniza todos os arquivos na nuvem, então mesmo se você não tiver internet para onde for, mas deseja ter acesso a todos os arquivos, basta sincronizá-lo antes de sair. Este sincronismo é feito automaticamente, sempre que houver conexão, uma única exceção é no iOS em que você precisa ter internet para ter acesso aos arquivos.

Uma forma de contornar essa restrição é colocá-los como favoritos, pois só assim eles ficam disponíveis para consulta offline. Alguns aplicativos como o ScannerPro, DocumentsToGo e Quickoffice também possuem integração com o serviço, caso haja necessidade de escanear ou editar os documentos em movimento.

Ao contrário de alguns concorrentes, o Dropbox não tem limite de tráfego, apenas limite de armazenamento. Até 2 GB é de graça e os planos pagos são: 50 GB por U$ 99/ano ou U$ 9,99/mês e 100 GB por U$ 199/ano ou U$ 19,99/mês. Eu recomendo testar, porque vale à pena!

Quem quiser criar uma conta, pode fazê-lo gratuitamente por aqui.

INFORMAÇÕES:
Categoria: Produtividade
Atualizado em: 26/07/2010
Valor: Grátuito
Versão: 1.2.5
Tamanho: 4.6 MB
Idioma: Inglês
Autor: Dropbox, Inc.

DOWNLOAD:
App Store