Agora que passou o período de inicial onde tudo é perfeito, comecei a ver que algumas pessoas que atualizaram para o iOS4 estão passando por alguns problemas com o sistema. Para mim, a atualização foi problemática desde o início e tudo só se resolveu quando fiz um restore sem backup.

Alguns usuários reclamam da lentidão do iPhone 3G, que parece que se arrasta depois da atualização. O caso é tão importante que parece que a Apple realmente está estudando a fundo o problema. O aparelho já não recebeu todas as novidades porque o hardware não iria dar conta e mesmo assim ele continua não dando?

Eu tenho um 3GS e o problema que venho notando recentemente é a diminuição drástica da bateria. Em uma hora e meia, minha bateria chegou a cair de 54% para 32%, enquanto estava apenas ouvindo música, mas com o 3G, GPS e bluetooth desligados.

Steve Jobs, disse em sua keynote do iOS4, que as pessoas não precisariam se preocupar com os aplicativos em plano de fundo, pois eles não consumiriam recursos do aparelho, mas parece que a implementação do multitasking da Apple não foi tão perfeita assim. Além disso, o meu aparelho se torna bem mais lento depois de muito tempo de uso, e preciso desligá-lo para  que ele volte a funcionar como o esperado.

O Blog do iPhone realizou uma experiência com o consumo do Skype rodando em plano de fundo e lá foi averiguado que a bateria gasta de 2 a 3 vezes mais rápido que o normal. No meu caso, não pude saber qual era o aplicativo devorador de bateria, pois sempre uso um conjunto de aplicativos em background, normalmente o Twitter, leitor de feeds, notas, calculadora, etc.

Pesquisando por aí descobri alguns truques para conter este tipo de queda drástica e vou compartilhar com vocês, caso vocês estejam passando pelos mesmos problemas. O primeiro passo é ter certeza que fez todos os procedimentos já conhecidos dos donos de iPhone/iPod touch: diminuir o brilho da tela, desligar o 3G, localização e o push.  Especificamente para os donos de 3GS com o iOS4:

  • Clique duas vezes o botão home e feche os aplicativos da barra que você não vai utilizar mais;
  • Segure o Home+sleep por uns 10 segundos e faça um reset, isso deve brecar um pouco a drenagem;
  • Caso você tenha jailbreak use o SBSettings para monitorar o uso do sistema, e libere memória sempre que puder;
  • E por fim, a Apple recomenda fazer um restore sem back-up, mas realmente só faça em último caso, pois dá muito trabalho configurar tudo novamente.

O tio Steve estava equivocado e alguns de nós temos sim que se preocupar com esses aplicativos se quiser que a bateria do aparelho dure o dia inteiro. Espero que todos esses problemas acabem com a versão 4.1 que está para ser liberada. Alguém mais está tendo problemas de bateria depois da atualização?