Depois de ouvir muito falar sobre o Pulse News para iPad, que até foi elogiado por Steve Jobs, fiquei curiosa para usar o app. O que era exclusivo para iPad, agora ganhou sua versão para iPhone, com o nome: Pulse News Mini.

Baixei, e estou usando há quase um dia. Já usei vários agregadores de feeds, gratuitos e pagos e acabei elegendo até então o NewsRack como meu oficial. Mas o falatório sobre o Pulse foi tão grande que resolvi testar.

O Pulse é totalmente diferente do que estamos acostumados com leitores de feeds. E isso se nota na apresentação, as notícias são abertas em mosaico, cada blog/site ocupa uma faixa da tela. Ao contrário de listas com nome e número de artigos não lidos, o mosaico do Pulse mostra fotos, títulos e autores dos posts, o que deixa a experiência de ler notícias mais aconchegante, como pode ser visto na imagem ao lado.

Os feeds já lidos ficam em cor cinza, e os novos em branco, mas a diferença é quase imperceptível, bem que poderiam arrumar uma maneira de deixar essas diferenças mais visíveis.

Quando você escolhe uma para ler, todas as notícias da mesma fonte continuam em uma linha do mosaico de feeds onde você pode fazer o scroll, caso queira ler outro artigo logo em seguida, mas quando você toca na tela do texto que deseja ler, o Scroll encolhe, e o que fica é uma formatação só de texto. O que faz sentido porque senão, haveria pouco espaço na tela para fazer a leitura.

Caso queira ler a versão web do artigo, basta clicar no título, ou no link ao final dele que o aplicativo de leva lá por meio de um navegador próprio.

Ele também faz sincronismo com Google Reader, o que para mim foi ótimo, pois depois que tive que restaurar o iPhone sem backup e adicionar todos os meus feeds manualmente de novo, percebi o quanto é bom ter as coisas armazenadas na internet. Então não precisei acrescentar um por um, além disso, ele já vem com alguns feeds padrões e também oferece a opção de fazer uma busca de feeds por url ou palavra chave.

Outra característica é que ele possui integração com o Twitter, Facebook, Instapaper, como a maioria dos agregadores de feed da atualidade.

O veredito? A grande inovação deste aplicativo é a beleza visual e praticidade de navegação com uma maneira mais amigável de ler os feeds o que deixa a leitura mais dinâmica e atraente. Quanto a outras funções, ele está um pouco aquém dos demais agregadores de renome da AppStore, mas isso pode ser diminuído com updates que com certeza virão.

Poderiam melhorar em algumas coisas como, por exemplo, aumentar o número de feeds possíveis, que são 20 no momento. O visualizador não tem suporte a vídeos, você vai ao navegador do aplicativo e de lá clica em um link para abri-lo. Poderiam criar a possibilidade de editar fontes (tamanho e cor) para tornar a leitura ainda mais agradável.

Outra coisa que não gostei é o fato de não ter acesso as notícias antigas o app mostra apenas as que o aplicativo carrega. E para nós que vivemos em um país com conexões 3G que parecem discadas, o tempo de carregamento dos artigos demora um pouco mais que os habituais leitores, mas nada disso pesa tanto na decisão de escolha, afinal o app foi muito bem elaborado.

Pra finalizar, o app é muito bom para o que se propõe, principalmente se você não possui muitos feeds (<=20). Eu achei que valeu a pena comprar, mas pretendo continuar usando o Newsrack para fazer o trabalho grosso, pois permite uma quantidade maior de feeds, eleger os favoritos e deixar armazenados no aparelho/google reader. Mas já elegi os feeds mais importantes e os adicionei no Pulse, pois é muito mais agradável e bonito.

INFORMAÇÕES:
Categoria: News
Lançado em: 01 de Julho de 2010
Valor: US$ 2,99
Versão: 1.0.1 (iOS 4.0 Tested)
Tamanho: 1.1 MB
Idioma: Inglês
Autor: Alphonso Labs Inc
Compatível com iPhones, iPads e iPods touch com firmware 3.1.3 ou superior
DOWNLOAD:
App Store