Conforme foi anunciado na WWDC 2010, o iPhone 4 começou a ser vendido ontem em várias Apple Stores e outros varejistas do mundo. Como já é de praxe, nos lançamentos da Apple, o dia foi marcado por muitas filas e estoques apertados nas lojas.

Alguns analistas apontam que a Apple pode ter vendido 1,5 milhões de aparelhos neste primeiro dia, já que a empresa havia anunciado ter 600 mil encomendadas na pré-venda. Vamos aguardar os números oficiais, para ver se bateu o lançamento do 3GS, que vendeu 1 milhão.

Apesar das boas vendas, nem tudo é festa e a Apple já está tendo algumas dores de cabeça. O problema na fabricação dos modelos de cor branca vai fazer com que eles só estejam disponíveis em julho. Várias pessoas notaram que há queda de sinal, quando o aparelho é segurado de determinado modo, devido ao contato da mão com o friso da antena, o que pode atrapalhar durante as chamadas.

Steve Jobs de uma de suas respostas básicas: “Evite segurá-lo desta maneira”. Algumas manchas amareladas no “retina display” e algumas falhas na fabricação, como botões que foram instalados ao contrário também já foram percebidas. Estes últimos parecem ser casos isolados, mas de modo geral, nada disso parece estar influenciando o review dos usuários que já compraram o iPhone 4, nos quais o aparelho está atendendo às expectativas dos compradores.

Até onde sei, o único blog brasileiro que já possui um iPhone 4 em mãos é o Blog do iPhone, e já rolaram dois unboxings e com certeza mais informações em português virão, então vale a pena dar uma passadinha por lá e conferir. Agora se vocês não têm problemas com o inglês, o Cnet fez um review completíssimo e considerou o aparelho excelente.

A seguir trechos das primeiras impressões do TUAW.

“Valeu a pena entrar na fila da Apple Store às 3:45 am como uma criança excitada na manhã de Natal? Em uma palavra sim.(…) Apesar do iPhone 4 ser mais fino que seu antecessor, segurá-lo na mão não é ‘tão bom’ quanto o 3G ou 3GS com suas bordas arredondadas que moldavam nas mãos. (…) A Retina Display é muito boa. Após passar o dia com ela, o display do meu iPhone 3G simplesmente envelheceu. Isso é mais evidente quando olhamos para texto.”

Cult of Mac, foi além e fez testes de vídeos e fotos com o aparelho:

“Recomendo sem hesitação que você compre.(…) A tela é como você sair de uma Tv de definição stardart para uma HD. Em comparação, a tela do 3GS parece uma m***. O design industrial é superb. O vidro e metal é muito mais substancial e com classe que os modelos anteriores de plástico. O microfone tem redução de ruído e o speaker está mais alto e claro. Isso se torna evidente quando o aparelho toca pela primeira vez.(…) A pegada da morte que parece fazer as barras de sinal cairem é real, mas pode não ter muita influência na performance. Não é o número de barras que conta, segundo o expert Ted LAndau e sim os decibeis por milliwat (dBm).(…)A câmera que filma em 720p HD em meus rápidos testes, os vídeos sairam muito bons.(…)

O iPhone 4 tem o dobro de memória do 3GS e do iPad, com 512 MB, versus 256 dos modelos anteriores, o que significa que sua performance deve superar muito o modelo anterior.

Não vejo a hora dele aportar por aqui, e de preferência com preços não proibitivos. Se bem que por enquanto não pretendo trocar o meu 3GS pelo 4, mas essa decisão só vou tomar com certeza quando eu vir o aparelho por aqui.

Créditos da imagem