A Apple organiza automaticamente sua biblioteca de vídeos e músicas quando estes são baixados pela iTunes Store, mas nós aqui no Brasil temos acesso extremamente limitado a este conteúdo, havendo na nossa loja apenas podcasts – liberados recentemente. Quanto à organização de arquivos que você já possui no computador, a organização não é a das melhores.

Não sou maníaca por organização, mas quando você possui quase 30Gb de séries e filmes na sua biblioteca, achar um jeito fácil de visualizá-los sem ter que ficar rolando a página é ótimo. Neste post vou apenas mencionar a organização de vídeos, mas os procedimentos podem ser usados também com as músicas, álbuns, etc.

As categorias disponíveis de vídeo são:  Film (Filme), TV Show (Programa de TV) e Music Vídeos (Videoclipe).

  • Film (Filme): Esta é a categoria padrão, ou seja, todos os vídeos adicionados e em formato que o iTunes seja capaz de reproduzir, serão adicionados nessa aba e organizados por nome do arquivo, vale lembrar que os gadgets da Apple apenas reproduzem vídeos em formato H.264 (mp4). Então ou você converte antes de adicioná-los à biblioteca ou converta pelo iTunes, que muitas vezes dá erro.
  • TV Show (Programa de TV): Esta categoria inclui as séries, como já diz o nome e são organizados no iTunes, iPod, iPhone e iPad pelo Nome do Show (ex, “True Blood”), Número da Temporada (ex, “Season 2”) e nome ou número do episódio (ex, “Nothing but the Blood”).
  • Music Videos (Videoclipes): Esta categoria engloba os clipes de artistas, que é organizado mais ou menos como as músicas pois contém as tags: artista, álbum e faixa.

Outra forma de vídeos disponíveis são os Podcasts e conteúdo do iTunes U, mas estes ficam em uma aba separada e como são baixados pela iTunes Store, não necessitam de organização manual.

Talvez você se pergunte: Qual o segredo para a organização?

O segredo consiste em você informar a tag apropriada para cada tipo de arquivo de vídeo que você adicionou na sua biblioteca. É um pouco trabalhoso, para fazer em todos os vídeos que você já possui, mas se você adotar essa postura para todos os vídeos que adicionar após esta dica, certamente você não terá problemas tão cedo além de ficar muito mais fácil.

Preparados? Bem para começar você deve clicar com o botão direito do mouse no arquivo que deseja classificar, escolher a opção Get Info (Obter Informações), e a partir daí mostrarei o passo a passo:

Film (Filme):

Filme é a categoria que dá menos trabalho. Você só necessita do Nome, que pode ser o nome do arquivo, ou o nome do filme, se você preferir ser adicionado no track info tab. Os demais campos, como description e etc, podem ser preenchidos para ajudar na organização, mas são totalmente opcionais e não são utilizados pelos gadgets on-the-go.

Para se ter uma idéia o iOS apenas lista os filmes por ordem alfabética. Os itens opcionais apenas aparecem se você possui uma AppleTV ou usa o iTunes como hub de entretenimento.

TV Show (Programa de TV):

São os que dão um pouquinho mais de trabalho, pois têm que ser adicionadas algumas informações importantes para os arquivos serem agrupados corretamente.  Caso você possua temporadas inteiras ou vários capítulos de uma mesma temporada de uma série na biblioteca, o mais fácil é você selecionar todos eles –> clicar com o botão direito –> Get Info (Informações) e fazer as alterações seguintes:

Onde se vê Artist (Artista) e Álbum, o indicado é preencher com o nome da série e a temporada, não é obrigatório. Você pode selecionar uma Artwork (Capa) para sua série, assim como acontece com os álbuns de música o que faz com que ela esteja disponível nos modos de exibição em Grade ou Cover Flow. Você pode selecionar uma imagem do seu computador para definir como capa ou pegar a imagem de uma cena do vídeo, para isso basta dar play no vídeo e quando encontrar a imagem que lhe agradar, basta clicar com o botão direto e escolher Set Poster Frame (Ajustar Quadro Poster).

Outro passo importante, que é o que determina em que aba do iTunes o arquivo estará disponível, é você modificar o tipo de mídia que é seu arquivo de vídeo. Vá à aba Options (Opções) e em Media Kind (Tipo de Mídia) coloque TV Show (Programa de TV) ou qualquer outro tipo que você esteja classificando.

As demais referências ao TV Show, como temporada (Season) e informação do episódio, ficam armazenadas na aba Vídeo. Ainda com todos os vídeos de 1 temporada selecionados, é importante colocar o nome da série em Show, pois permite o agrupamento correto nos gadgets, caso contrário o iOS as vezes se confunde…rs e o Season Number (Número da Temporada) como o nome diz, nele você informa a qual temporada o episódio pertence. Isso proporciona um segundo nível de organização dentro da aba TV Show (Programa de TV). Não é obrigatório, mas ajuda, já que elas serão disponibilizadas no aparelho pelo Nome, depois por Season (Temporada). Os episódios onde as informações não foram adicionadas aparecerão simplesmente como sem temporada.

Bem agora chega de moleza, vamos ao trabalho que agora passa a ser individual, ou seja, você terá que configurar arquivo por arquivo. Nesta etapa serão adicionados os nomes dos episódios – campo Name (Nome) na aba Info (Informações), como já foi feito com os arquivos da seção Filme.

O Episode Number (Número do Episódio) está localizado na aba Vídeo. Ele determina a ordem que os vídeos serão organizados nos gadgets da Apple e essa numeração, bem como o nome dos episódios podem ser encontrados em sites como o IMDB, TV.com ou Wikipedia. O Episode ID (ID do Episódio) é opcional e só será usado para fins de organização se o Episode Number (Número do Episódio) estiver em branco. Caso você optar e deixá-los em branco, os vídeos serão organizados por ordem alfabética. Há ainda, a possibilidade de inserir uma Description (Descrição), que seria um resumo do capítulo, mas como algumas tags em filmes, essas informações só serão aproveitadas se você tiver o AppleTV ou usar o iTunes direto.

Music Video (Videoclipe):

Para Music Video não tem muito segredo afinal as informações são adicionadas do mesmo modo que as músicas. Como são organizadas por Artista e Título, ambas as informações devem estar preenchidas. A informação de Álbum é opcional e não será utilizada pelo aparelho, mas resultará no agrupamento deste vídeo ao álbum quando você navegar pela opção música -> Álbum do iPod. Os vídeos de música, quando assim classificados, não aparecerão mais na seção de filmes, e sim na de músicas. Para visualizá-las separadamente, pode-se criar uma paylist inteligente.

Todo este detalhamento facilita a organização dos vídeos e depois selecioná-los para a sincronização. Se por exemplo você procura o episódio 5 da 10ª temporada de Friends ou sei lá…rs Olha como fica muito mais bonitinho e organizado! Eu estou adorando este novo método.

Bem é isso ai mantendo esta organização você não terá problemas e nem perderá mais tempo procurando aquele clipe ou aquele episódio que esta querendo assistir fica muito mais simples encontrar, sem dúvidas a organização…

… facilita muito no dia-dia.

Créditos:

Autora: Natty
Revisado: RTC
Imagens encontradas pelo Google.