Fala galera tudo beleza por ai?

Hoje vou comentar sobre algo que acontece muito por ai, estou falando da falta de atenção de pessoas que estão a fim de comprar ou vender um gadget da Apple. Como exemplo, vou usar um anuncio que encontrei no Mercado Livre (ML) e nem foi preciso vasculhar muito para encontrar informações que fazem muita diferença na hora da compra de um aparelho.

Veja abaixo um screen do anúncio ou se preferir clique aqui e veja o anuncio na integra:

Logo de cara um erro por parte do vendedor, pois não informa qual a geração do aparelho, mas para quem conhece as diferenças sabe que as fotos postadas no anuncio são do iPod touch 1ª Geração, até ai tudo bem pois já que ele não informa qual é a geração pode até ser que seja realmente o de primeira geração, mas note que ao lado do valor esta entre parênteses (Produto Novo), posso estar enganado, mas não creio que ainda existam estoques de iPods 1G por ai se fosse algumas unidades poderia até ser realmente, mas note que ele já vendeu 15 aparelhos, ou seja, ele deve ter mais para vender.

Neste caso galera antes de comprar um produto que você não conhece procure sempre saber detalhes do produto e esta dica vale não só para a compra de iPhones e iPods, caso você não conheça alguns detalhes pode acabar levando gato por lebre quer ver só?

Como ao ver o anuncio fiquei em dúvida se era realmente o iPod de 1G resolvi perguntar ao vendedor, mas ao ler as demais perguntas obtive várias respostas e também fiquei ainda mais em dúvida, vamos analisar os fatos:

Pergunta:

… ele tem auto falante externo?(se tiver) qual sua potencia? …

Resposta:
Não tem auto-falante externo

Pergunta:

Ele é terceira geração amigo?

Resposta:
Amigo é a ultima geração o mais novo que saiu.

Juntando todas estas informações, chegamos aos seguintes fatos:

Se ele não tem auto-falantes externo então ele é o de 1G, na segunda informação diz que é a última geração, outra divergência, pois o modelo 3G só tem de 32 e 64GB, os aparelhos de 8GB que são comercializados pela Apple em suas lojas são 2G, que alias a própria Apple não informa isso, ele apenas diz que os modelos de 32 e 64GB são 3G e isso você pode conferir clicando aqui.

A conclusão que chegamos foi:

  1. O vendedor desconhece o produto e acaba passando informações erradas;
  2. Ele pode estar tentando enganar as pessoas que não conhece o aparelho empurrando um iPod touch 2G dizendo ser 3G;
  3. Ele pode realmente estar vendendo o iPod touch 2G, mas como comentamos no item 1 ele não conhece o produto que esta vendendo.

Então é isso galera, fica como um alerta, muito cuidado ao tentar comprar um gadget da Apple por ai, fique atento aos detalhes e caso tenha dúvidas, pergunte, confirme, não saia comprando as escuras. Com relação às diferenças que comentei no começo com relação às gerações dos iPods touch, a diferença maior fica com relação a primeira geração, pois não e só a parte de hardware, mas o visual também é diferente e você pode conferir as diferenças analisando as imagens abaixo:

Nas imagens acima temos: no lado esquerdo o iPod touch 1G e do lado direito o iPod touch 2G/3G, como é possível notar as diferenças são grandes, começando pela parte frontal a 1G não tem o detalhe metálico na borda, olhando no perfil do aparelho a mudança de hardware trouxe mudanças no visual, na 1G não tem auto-falantes externo e a partir da 2G ele passou a ter então temos de diferente no visual três botões referentes a volume.

Outra mudança visual para os modelos 2G/3G foi que eles ficaram mais finos e com isso a traseira ganhou um formato mais redondo proporcionando mais pegada no aparelho, já na parte traseira a antena do wi-fi mudou o formato e foi modificada sua posição.

Viu quantas mudanças teve visualmente? Já na parte de hardware a mudança mais brusca foi também da 1G para a 2G, abaixo montei uma tabela com algumas diferenças:

Recomendo também a leitura deste post do parceiro iTouchBR onde consta mais detalhes interessantes sobre as diferenças.

Bem é isso ai espero que tenham gostado.

T+