Essa quarta feira, a Apple se tornou a empresa de tecnologia com maior valor no mercado, é a segunda no ranking de empresas americanas de capital aberto, sendo que a primeira é a do setor do petróleo, a Exxon Mobil. A Apple no final da cotação de ontem da NASDAQ valia mais que a microsoft, APPL: 222,07 Bilhões e MSFT: 219,18 Bilhões. É um marco histórico para uma empresa que quase chegou a falência e que em 2000 valia apenas 15,6 bilhões de dólares.

O que quer dizer exatamente o valor de mercado? É o montante financeiro do valor das ações de uma empresa, ou seja, somando todas as ações que a Apple ofertou no mercado, dá o resultado hoje de 222,07 bilhões de dólares. Apesar desse valor não ser diretamente ligado à condição da empresa, ela é um reflexo de como a Apple está sendo avaliada no mercado. As cotações das ações ou valor das empresas são o resultado das direto da lei de oferta e demanda de seus papéis da empresa na bolsa. Por ser um mercado especulativos, empresas nas quais os investidores veem maior expectativa de crescimento e geração de resultados positivos, apresentam valores maiores e crescentes. E o contrário acontece com as empresas que passam por alguma crise ou estagnação. Claro que toda essa especulação pode gerar problemas, pois toda a previsão pode não refletir a situação real das empresas e gerar crises, como aconteceu em 2001, com a bolha da internet. Naquele período, empresas totalmente desestruturadas, passaram a valer milhões no mercado de ações, por causa das previsões de grande crescimento no setor. E quando foi a situação real delas, houve uma corrida na venda de papéis, com valores cada vez menores, e gerando altos prejuízos para todos. Uma empresa pode apresentar valor alto nas suas ações, um alto valor de mercado, mas não ter lucro nas operações. Felizmente esse não é o caso da Apple que teve no primeiro trimestre de 2010 uma receita de US$13,5 bilhões com lucros de US$3,07 bilhões.

Como na NASDAQ tudo muda a cada momento, agora, 14h32, a Apple está com market cap de 227,8 Bilhões, enquanto que a Microsoft está com os mesmos 227,8 bilhões… Com ações no valor de 26,02 – MSFT e 250,40 – AAPL.  Essa briga vai longe…rs

Sugestão do post foi do Rafambmpro!

Fonte