Phoenix Wright: Ace Attorney é um jogo de mistérios, onde você é um advogado e tem que resolver casos, de acordo com as evidências que você tem. É um jogo de grande sucesso no Nitendo DS e GBA e agora está no iPhone. Já tinha lido em algum lugar sobre o lançamento desse jogo e tal, e ontem finalmente baixei e comecei a jogar.  Em um primeiro momento, achei ele muito diferente dos tipos de games que estou acostumada a comprar na App Store, pois tem muita narrativa e leitura. Como ele se baseia em diálogos e testemunhos e coleta de evidências para resolver os casos, esteja preparado para ficar lendo ao invés de fazendo alguma ação. A sensação é de estar lendo uma história interativa ao invés de jogando um game. O desafio para nós é fazer as perguntas e mostrar as evidências corretas para provar que as testemunhas não estão falando a verdade. Apesar do jogo se centrar nas cenas na corte, o advogado (você) pode visitar vários cenários e pessoas para coletar provas que serão apresentadas no dia seguinte no tribunal.

A meu ver, isso não tira a sacada legal do jogo que são os diálogos e situações inusitadas. Apesar de tratar de temas sérios, o game é bem divertido, e me peguei varias vezes sorrindo enquanto jogava. (Ou talvez seja fácil me fazer rir…rs). No geral, você pode rodar bastante até conseguir resolver o caso, mas acho que não dá para não resolver, o desafio é light. Basta prestar atenção em alguns detalhes.

Tenho algumas ressalvas, mas nada que comprometa muito o jogo. Pode se tornar um pouco irritante ter que avançar os diálogos, quando estes são muito longos, porque as letras aparecem uma a uma. Seria legal se tivesse uma maneira de avançar-los ou deixá-los mais dinâmicos. Outra coisa é que o jogo parece que foi simplesmente portado do DS para o iPhone sem alterações, visto que o jogo compreende os 5 primeiros casos do DS e a tela fica sempre dividida, como no console. Eles poderiam ter adaptado mais para as capacidades e peculiaridades do iPhone, e criado histórias diferentes, assim dariam uma outra vida a quem já conhece Phoenix Wright.  Caso você já tenha jogado no DS, não vale a pena comprar. Além disso, acredito que seja um jogo para jogar uma vez e depois desinstalar, pois se você já resolveu todos os casos, não há motivos para jogar novamente. A não ser que a Capcom faça uma atualização para que possamos comprar novos casos por meio de in-app purchases. O que seria uma coisa legal. Gostaria de ter mais tempo para jogar, ainda estou no segundo caso, mas estou curtindo…

Outro detalhe importantíssimo, o jogo está todo em inglês. Então, quem tem dificuldade para entender o idioma não vai se dar bem. Mas, na minha opinião, com conhecimento intermediário já dá para jogar. 

SCREENSHOTS: