Já que hoje meu assunto foi o iPad, tenho mais novidades sobre ele. A Apple liberou as App stores internacionais para serem visualizadas diretamente no aparelho. O que é uma ótima notícia para os que já estiveram nos EUA e garantiram o seu, ou importaram pelo ebay ou por amigos.

Antes era preciso comprar o app pelo iTunes do computador e sincronizar ou usar uma conta americana para baixar. A iBookstore também já está disponível nos países que levarão a primeira leva internacional do aparelho no dia 28. O único problema é que por causa das dificuldades de licenciar conteúdo nos diversos países – problema que já afeta os filmes e músicas da iTunes Store – a loja possui apenas os livros gratuitos do Gutenberg Project.

O mercado editorial também é super fragmentado no mundo. O detentor dos direitos do Senhor dos anéis nos Estados Unidos não é o mesmo do Brasil, do Reino Unido e etc. Então vai dar certo trabalho para a Apple disponibilizar vários títulos em cada mercado como na loja americana. Vamos ver com que velocidade isso vai se desenrolar. Muitos países, como o nosso, não têm ainda os seriados, filmes e musicas da loja. Quanto tempo será que vai levar para a Apple suprir o mercado de livros para todos?

T+