As pessoas que não gostam da dependência do iTunes para sincronizar músicas e arquivos com seu  iPhone/iPad/iPod touch e possuem jailbreak já podem ficar felizes. Foi lançado ontem oficialmente o PwnTunes no Cydia. Ele é um tweak que permite colocar músicas no gadget sem precisar usar o iTunes. Ele faz o iPhone/iPad/iPod touch funcionar como vários outros celulares do mercado, onde você conecta o cabo e abrem as pastas de mídia.

Ao conectar o aparelho, você terá acesso a 4 pastas:

  • iTunes Music: Nesta pasta ficam as músicas sincronizadas pelo iTunes, mas você não poderá colocar nada aqui, ele serve apenas para você poder copiar as músicas sincronizadas do iTunes para seu computador.
  • DCIM: Esta é a pasta comum que funciona mesmo sem o PwnTunes, nesta pasta ficam as fotos e vídeos.
  • Misc: Existe um patch para usuários do Windows XP, sem ele não é possível copiar as músicas do iPhone/iPad/iPod touch para o computador, nesta versão do sistema operacional. Há um ReadMe.txt com instruções.
  • My Music: É a pasta que será usada para copiar as músicas do computador, simplesmente arrastando e soltando as músicas nela (Drag&Drop). O caminho para a pasta no firmware é: /var/mobile/Library/Downloads.

Ao colocar músicas na My Music, elas serão automaticamente incluídas no app iPod/Músicas na próxima vez que você entrar no app pelo aparelho, conforme a imagem abaixo.

É possível também colocar outros arquivos e usar o aparelho como um Pen Drive.

Sem dúvida esse tweak vai libertá-lo do iTunes e você finalmente vai poder transferir músicas de qualquer computador para o seu aparelho. Então se você que tem computador com Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 pode ficar mais livre do iTunes.

O preço da comodidade? 9,99 euros, aproximadamente 12 dólares e você vai encontrá-lo no repositório BigBoss dentro do Cydia Store. Ele é compatível com todas as versões do iPhone, iPod touch e também com o iPad e você precisa ter no mínimo o firmware 3.0.

T+