Olá galera, estou um pouco sumido, mas é por causa da correria do dia-dia.

Bem muitos já devem estar bem informados, se bobear até mais que eu sobre todas as informações, mas vou deixar aqui registrado os acontecimentos…

Tudo começou no último Sábado dia 17 de Abril, onde o site americano Engadget publicou um post com fotos e contando a história de que foi encontrado no chão de um bar, segundo informações quem encontrou o aparelho pensou que fosse um iPhone 3GS, mas foi aqui que veio a surpresa, o iPhone estava com uma case do 3GS, mas o aparelho em sim era diferente.

Então passaram a dizer que este é o protótipo do iPhone 4G ou HD como preferir, mas não vou entrar em muitos detalhes, mas foi com este post e com as fotos abaixo que toda a história começou…

Foi exatamente este post que deu o ponta pé inicial para que diversos sites e blogs passassem a publicar até então o rumor, especulações e opiniões sugiram o que é comum, como bem sabemos em se tratando dos gadgets da Apple podemos esperar de tudo, principalmente quando estamos próximos a lançamentos, acho que nem preciso citar exemplos né?

Dias depois outro blog também americano Gizmodo, conseguiu entrar em contato com o cara que encontrou o protótipo e fez um belo post com diversas informações interessantes e bem detalhadas:

As novidades

  • Câmera frontal, para video chamadas.
  • Câmera traseira melhorada (há flash, e a lente é notavelmente maior do que a do 3GS).
  • Como o iPad, ele usa cartão Micro-SIM em vez de SIM card padrão.
  • Tela melhorada (não se sabe se a resolução é 960×640, como diziam alguns rumores, mas a julgar pela qualidade e resolução da imagem na tela “Connect to iTunes”, ela é definitivamente bem maior que a resolução do 3GS).
  • No topo, ao lado da entrada de fones de ouvido, há um microfone secundário, provavelmente para cancelamento de ruído.
  • Botões separados para aumentar e diminuir o volume.
  • Botões power, mute e volume são todos metálicos.

As mudanças

  • A traseira é completamente plana, feita ou de vidro (mais provável), ou de plástico brilhante, para permitir melhor recepção de sinal. Batidinhas na traseira fazem um som mais oco e agudo do que bater na tela, mas isso pode ser apenas a orientação dos componentes internos causando um som diferente.
  • Borda de alumínio circundando completamente o contorno externo.
  • Tela ligeiramente menor do que a do 3GS (porém, com resolução aparentemente bem maior).
  • Tudo é menos arredondado.
  • 3 gramas mais pesado.
  • Bateria 16% maior.
  • Componentes internos foram encolhidos, miniaturizados e reduzidos para criar espaço para a bateria maior.

Segundo informa o Gizmodo de acordo com a pessoa que o encontrou, este iPhone estava rodando o iPhone OS 4.0 antes do anúncio do iPhone OS 4.0. A pessoa conseguiu brincar um pouco com o aparelho e experimentar os recursos novos do iPhone OS 4.0. A Apple então matou o aparelho remotamente, antes que eles tivessem acesso a ele.

A restauração não pode feita porque cada firmware é específico para um aparelho, ou seja, o firmware do 3GS só pode ser usado em aparelhos 3GS.

Como não há firmwares disponíveis para este modelo ainda não lançado, este sem dúvida é outro indício da sua autenticidade.

Abaixo mais algumas fotos para comprovar as informações do Gizmodo:

Além de fotos dois vídeos também foram divulgados, exibindo o protótipo, veja:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5HAXXs4bZuk[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=APcNyR0TidA[/youtube]

E olha ele ao lado do seu irmão mais velho…

Depois desse furo do Gizmodo a notícia pegou mais fogo, para se ter uma idéia o Gizmodo ultrapassou a marca de dois milhões de acessos 😮

Já outros começaram a levantar polemicas sobre como o Gizmodo teve acesso ao protótipo, mas isso não nos diz respeito e não cabe ao Mundo Touch julgá-los e sim a Apple e foi exatamente isso que aconteceu…

A Apple não demorou e solicitou formalmente que o Gizmodo devolva o protótipo:

As informações até o momento eram de que o aparelho foi perdido, e então encontrado, mas do ponto de vista da Apple, poderia ser considerado roubado.

O Gizmodo vai devolver o aparelho, mas esta correndo riscos jurídicos afinal a lei da Califórnia determina que “Se tiver um bem perdido, o dono tem três anos para reclamar sua posse. A pessoa que encontrá-lo tem o dever de reportar o ocorrido.”

O cara que encontrou o aparelho afirmou ao Gizmodo que ele tentou entrar em contato com a Apple para devolver o aparelho, mas ele foi ignorado e por isso entregou ou vendeu a fonte ao site.

Bem já que o Gizmodo vai devolver o aparelho para a Apple, porque não abri-lo? Pois bem ai está o protótipo por dentro…

Bem, pra finalizar, esta notícia vai entrar para história e creio que ainda vai rolar muita coisa…

Fontes:

Engadget (Em Inglês)

Vou deixar os links das fontes traduzidas pelo Gizmodo Brasil

Este é o novo iPhone

Uma carta: a Apple quer o seu telefone secreto de volta

The Next iPhone, Dissected (Em Inglês)

T+