Bom como sabemos essa semana( mais precisamente, na última quinta às 14hrs(horário de Brasília)) fomos apresentados ao tão esperado e comentado OS 4.0 da Apple.
Somente hoje realmente tive tempo sobrando pra ler a fundo sobre, vai um breve resumos sobre as novidades:

  • Multi-tarefa – Até agora a mais esperada e comentada função do OS, segundo o Titio Jobs, esse recurso não foi lançado antes para não comprometer a bateria(que já não é das melhores e a performance do Aparelho. Jobs disse també que esse recurso em serviços tipo: GPS, Áudio, ligações VoIP, etc. Uma das grandes características dessa novidade é a facilidade de navegar entre as aplicações abertas.
  • Pastas – O que também não é novidades para usuários adeptos do Jailbreak, tanto que existem aplicativos que fazem algo parecido, como o iStack. Onde a função é organizar seus apps para que oucupe menos espaço na Springboard, sendo fácil e rápida localização de conteúdo. Simples assim!

  • All Inbox – Também houve uma repaginada  no sistema de email, do iPhone, agora é possível você visualizar todas as suas contas de e-mails em uma só Inbox. No que isso ajuda? como nos Blackberries, voce acessa a caixa de entrada e acessará todos seus emails, ao invés de ficar pulando de conta em conta,  facilitando a leiturapara verificar todas as contas. também ouve a facilidade de gerenciamento de anexo.
  • iChat – è  uma espécide de instant messenger, que se encontra no Mac OS X , onde nativamente suporta e para audio, vídeo, e obviamente mensagens de texto.Ainda não sei se suporta os aplicativos dos PCS tipo MSN, ICQ…(ainda não confirmado)
  • iBook Store – Como o próprio nome ja diz. os livros da Apple da Apple será acessivel aos iPods touch’s e iPhones, com todo seu conteúdo(jornais, revistas, etc..) Achei q isso só seria pro iPad, mas não..
    .
  • Game Center – Uma das novidades do iPhone OS 4 foi o Game Center, um sistema muito igual o do Xbox Live, Playstation Center, só que para iPhone. Segundo Jobs, a Apple possui mais de 50 mil aplicativos de entretenimento e jogos, o que faz o Game Center ser uma das grandes apostas do novo firmware.
  • iAd – A plataforma de publicidade móvel da Apple mostrou ser uma das grandes cartas na manga da gigante de Cupertino. A publicidade será totalmente interativa, parecendo muito com os aplicativos, e não fecharão as aplicações onde estiverem hospedadas, para mim isso foi uma das fortes características do iAd, porque hoje em dia muita gente não clica na publicidade porque a mesma sempre te tiram do site onde você estava navegando e o levam para os sites dos anunciantes. Vale lembrar que o desenvolvimento dos iAds interativos serão feitos todos em HTML5, o que nos faz pensar que a Apple realmente não quer conversa com a Adobe sobre introduzir o flash em sua plataforma móvel.