Ontem 23/03/10 foi enviado para aprovação na App Store o navegador Opera para a plataforma iPhone OS.

Até ai tudo bem, mas muitos acreditam que estaremos mais uma vez diante de uma polemica com relação a forte temperamento da Apple. Se vasculhar a App Store certamente irá encontrar diversos navegadores, mas vale lembrar que todos usam por traz de sua interface funções e mecanismos do Safari, no termo técnico (Engine), seria basicamente vermos o Fusca, Brasília e a Kombi são veículos diferentes, com características diferentes, mas tem o mesmo motor, é basicamente isso com ocorre com os navegadores presentes na App Store e é por isso que eles foram aprovados.

Inclusive hoje o Pierre deu a dica do navegador iSurf que esta temporariamente gratuito na App Store, eu testei, e não passa do Safari maquiado com mais algumas funções.

Já com o Opera a coisa será diferente…

Além de uma bela interface, ele terá o seu próprio Engine (Motor) 😉

A Opera que não é nada boba esta fazendo uma baita divulgação de seu produto a fim de mostrar para todos o quanto seu navegador é bom e rápido e põe rápido nisso.

No vídeo de divulgação eles comparam do Opera x Safari e o resultado foi surpreendente, eu poderia dizer aqui a diferença, mas é melhor você assistir:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OpTCS3g-cBY[/youtube]

Surpreendente né? Apesar de muitos assim como eu não acreditar que a Apple aprove o navegador, ficamos na torcida para que a Apple mude sua postura e veja com bons olhos este belo trabalho desenvolvido pela Opera.

O interessante de tudo isso é que a Opera está muito confiante de que a Apple aprove o que podemos dizer “o concorrente do Safari”.

Confira abaixo outro vídeo divulgado:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=r2lPlXHXoVE[/youtube]

Pra finalizar, uma prova de que a Opera esta de fato confiante, é que o blog brasileiro oficial vai dar para quem acertar a data de quando o navegador será aprovado, nada mais, nada menos que um iPhone.

Estou começando a ficar confiante… 😀