Ontem, dia 18/03/2009, por unanimidade, a anatel determinou que todas operadoras deveram desbloquear, sem custo algum, todos aparelhos celulares a pedido dos clientes em qualquer tempo de contrato.

O desbloqueio já era uma exigência feita pela anatel desde o ano passado. Mas as operadoras de celular utilizavam-se de um artifício dentro da lei, onde elas trocavam o bloqueio por uma vantagem para o cliente, como um desconto em aparelho por exemplo.

Com esta nova medida, o consumidor pode solicitar o desbloqueio, mesmo que tenha assinado contrato de fidelidade (em media de 12 meses) pelo desconto do aparelho.

A medida não acaba com a fidelização do cliente com a operadora, apenas do aparelho. O cliente poderá cancelar o contrato, sem pagamento de multas, caso comprove que o serviço oferecido pela operadora seja de má qualidade.

Uma medida coerente, pois existem casos que o cliente busca celulares gratuitos para vendê-los posteriormente, e o fato de estar bloqueado dificultava sua venda. Mais uma vez ponto positivo para anatel que está facilitando a nossa vida.