É galera foi liberado neste domingo 11/10/09, a versão RC1 (Realiase Candidate) do blackra1n (ferramenta desenvolvida pelo hacker Geohot).

blackra1nrc1

A ferramenta simples tem como único objetivo fazer apenas o Jailbreak de todos os aparelhos existentes até o momento, ou seja:

  • iPods touch 1G/2G e 3G;
  • iPhones Classic/3G e 3GS.

Pois bem, antes de fazer o jailbreak se atente a estes detalhes:

  • iPod touch 3G:

Bem para quem tem este aparelho, as informações que circulam são que o jailbreak dele é thetered, ou seja, se o aparelho for desligado ou reiniciado, você perderá o jailbreak e terá que fazer o processo novamente.

Nem “todo” usuário do iPod touch 3G esta tendo sucesso com esta ferramenta, portanto, pode ser que não funcione com você, mas se não funcionar não fique triste, este problema pode ser resolvido numa futura versão.

  • iPhone (Classic/2G/EDGE):

Voltamos a frisar que o blackra1n apenas faz o jailbreak, ou seja, se você pretende desbloquear seu aparelho para usar com qualquer operadora, deve usar o PwnageTool 3.1.4 que cria um firmware customizado para todos os firmwares inclusive o 3.1.2.

  • iPhone 3G e 3GS:

Quem comprou seu aparelho no exterior bloqueado, a melhor coisa é nunca executar este procedimento, assim você evita a instalação do novo firmware que por sua vez acaba atualizando a sua baseband e  a consequentemente, perderá a chance do desbloqueio para operadoras. A dica é esperar mais um pouco e aguardar novas instruções do DEV-TEAM.

Para fazer o jailbreak é muito simples e prático…

  1. Baixe o programa clicando aqui ou aqui;
  2. Execute (de preferência como administrador) o arquivo blackra1n.exe e certifique-se que seu aparelho está conectado ao seu computador;
  3. Deverá abrir a seguinte tela:
    blackra1nrc1
  4. Ai vem a parte mais difícil kkk, clicar no botão “make it ra1n” e aguardar que o seu aparelho entre Recovery Mode, neste momento seu aparelho vai reiniciar e o programa estará da seguinte forma:
    blackra1nrc101
  5. Quando seu aparelho estiver reiniciando, aparecerá uma imagem igual a do site do programa, a foto de Geohot cercado de todos os gadgets.
    blackra1n1
  6. Ai começará o processo de jailbreak e o programa ficará da seguinte forma.
    blackra1nrc102
  7. Ao termino do jailbreak, aparecerá uma pop-up em que Geohot pede doações, em seguida seu aparelho irá reiniciar novamente.
    blackra1nrc103
  8. Concluído o processo a tela irá ficar da seguinte forma.
    blackra1nrc104
  9. Pronto assim que seu aparelho terminar de reiniciar, você notará que em sua Springboard aparecerá um novo ícone com o nome do programa blackra1n conforme imagem.
    blackra1n_icone
  10. Agora basta abrir o blackra1n para poder instalar o instalador de sua preferência: Cydia, Rock ou Icy.
    blackra1n_app01 blackra1n_app02 blackra1n_app03
  11. Aguarde o programa concluir as instalações e desfrutar do seu jailbreak 😀
    blackra1n_cydia_icy_rock

[note]Uma dica, após instalar os programas desejados, você pode remover o blackra1n para economizar espaço em sua springboard, ou então, você pode manter o programa instalado e quando der algum problema em algum dos programas, você poderá então reinstalar os programas novamente ;)[/note]

T+