Há pelo menos um ano circulam rumores sobre o lançamento de um tablet desenvolvido pela Apple. Por isso, fica difícil acreditar que algo de concreto possa mesmo acontecer, e ainda em 2009. Mas uma reportagem do Financial Times (FT), publicada nesta segunda-feira (27/7), informa que a fabricante norte-americana prepara o lançamento de um tablet de dez polegadas para o Natal.

Segundo a reportagem, junto com o tablet, será anunciado o projeto Cocktail, em parceria com várias gravadoras, com o objetivo de estimular a venda de conteúdo pelo iTunes.

O que sabemos sobre o tablet
A reportagem publicada não trouxe muitos detalhes sobre o dispositivo, mas sabemos que será um sistema completo com uma tela widescreen de até dez polegadas, acesso à internet por Wi-Fi e sem a função de telefone. Não foram divulgados valores, mas especula-se sobre algo em torno de 800 dólares.

itablet_original

O que será o Cocktail
O projeto apelidado de Cocktail é algo que a Apple vem trabalhando com várias gravadoras, entre elas a EMI, Sony Music, Warner Music e Universal Music Group. Trata-se de sistema que terá álbuns interativos e que combinam letras de músicas, clipes de vídeo, filmes, músicas, fotos, entre outros. O lançamento está previsto para setembro.

De acordo com o FT, o Cocktail será uma espécie de ‘livro virtual’ com todo conteúdo agrupado, e as músicas poderão ser reproduzidas diretamente sem ter que voltar ao iTunes.

Mito ou realidade?
Em função das características do tablet, a Apple não pretende vender apenas uma versão do iPod Touch gigante com a reprodução de vídeos, músicas, mas também um concorrente direto do leitor de livros virtuais da Amazon, o Kindle.

Retirado de MACWORLD