Pois é, parece que o que era apenas um desconforto, vai virar briga. A Palm atualizou o sistema operacional do Pre, o WebOS, para a versão 1.1, fazendo o celular concorrente do iPhone voltar a ser compatível com o iTunes da Apple.

palmxitunesoretorno

A rixa começou quando se descobriu que o celular da Palm sincronizava perfeitamente com o iTunes, pois ele mentia para o computador que era um iPod.

Em contrapartida, a Apple alterou a forma como o tocador multimídia se conectava com os dispositivos, em sua última atualização do iTunes . Mas pelo jeito, a Palm não entendeu o recado.

O grande problema (ético, talvez) é que a Palm contratou muitos ex-funcionários da Apple que trabalhavam diretamente nas equipes do iPod e até mesmo do iPhone. Para eles, é muito fácil adaptar todas as mudanças que a Apple fizer no iTunes, pois eles conhecem intimamente o código.

Eu não entendo como é que esse tipo de coisa não abre uma possibilidade de processo legal por quebra de segredo industrial, pois ao contratar ex-funcionários da Apple, a Palm está claramente levando vantagem ao “roubar” o conhecimento de outra empresa, inclusive usando informações de propriedade da concorrente.

Desconfio que seja o início de uma briga séria entre as duas empresas. Ou não. Afinal, o Pre está vendendo muito pouco, bem abaixo das expectativas iniciais. Será que ele sobreviveria até o final de um processo legal?

Assim como existem os fanboys da Apple, há também os adoradores da Palm que não gostam quando alguém fala mal dela. Mas basta um estudo mais profundo para ver que o que a fabricante do Pre está fazendo agride os acordos firmados por ela mesmo junto à comunidade tecnológica.

Parece que ela está realmente procurando sarna para se coçar.
Logo após ter anunciado este este fato que seu novo firmware reabilitava a sincronização do seu Pre com o iTunes,  ela ainda entrou com uma reclamação formal para a  USB Implementers Forum, que regulamenta a tecnologia USB. Ela diz que a Apple usa inapropriadamente o sistema utilizado para identificação de dispositivos, impondo seu Vendor ID (identificação do fabricante) no seu player.

O problema é que ela está cavando a própria cova, pois parece não ter se questionado do que fez.

O site  PreCentral mostrou que o Pre não apenas se passa por um iPod, mas agora está usando as mesmas identificações da Apple.

Product ID: 0×8002
Vendor ID: 0×05ac (Apple Inc.)
Version: 0.16
Manufacturer: Palm Inc.

O problema é que o mesmo regulador que a Palm procurou para reclamar do iTunes proíbe estritamemente que se use identificadores de outro fabricante. Enquanto a  Palm acusa a Apple de violar os padrões de comunicação dos dispositivos via USB, ela mesmo viola gravemente os standards, falsificando a assinatura do seu dispositivo.

Com toda esta insistência da Palm, a única coisa que ela está conseguindo dizer ao mundo é que o iTunes provavelmente é o melhor player multimídia que existe, que compensa perder horas de seus desenvolvedores para ficar brincando com a Apple de gato e rato. Ela assim só está valorizando o produto da maçã.

Ela hoje conseguiu a atenção do mundo inteiro, mas isso porque ninguém entendeu exatamente onde ela quer chegar. A probabilidade da situação se virar contra ela é muito grande.

Eu não sei vocês, mas para mim parece ser um ato de uma empresa desesperada.

Fonte: Blog do iPhone e Blog do iPhone