Essa é uma materia que eu li na MacWorld que me deixou um pouco descrente do IPhone 3GS.
Como ainda não tive a oportunidade de testa-lo, resolvi colocar esta matéria aqui no MundoTouch.
Pode ser que muita gente ache isso uma bobeira, afinal a maioria gosta é de fazer download, mas tem muitas pessoas que usam o upload como uma opção de trabalho.

Um dos grandes destaques do iPhone 3G, lançado em junho do ano passado, era sua capacidade de trafegar dados com velocidade de download de até 3,6 megabits por segundo (Mbps) com a tecnologia HSDPA. Seu sucessor, o iPhone 3GS, vai além e utiliza uma variante do HSDPA capaz de oferecer download com até 7,2 Mbps de velocidade.

Tudo bem: nenhuma operadora nos Estados Unidos, atualmente, tem redes compatíveis com tal velocidade. Em algumas áreas metropolitanas nos Estados Unidos, por exemplo, a AT&T constrói uma nova rede que deve estar operacional até o final de 2009.

Com tanta velocidade, é de se esperar que os donos desses novos iPhones fiquem muito felizes. Porém, a taxa de upstream (envio de dados) não é tão rápida quanto se imagina.

Quem imaginava que a Apple utilizou a variante HSUPA (que oferece velocidades de 1,4 Mbps ou 1,9 Mbps e já usada por operadoras na Europa) no lado do upload, errou. O iPhone 3GS vem com um chip UMTS, que mesmo sendo superior ao usado em redes GSM, suporta apenas 384 kbps de upload.

O motivo disso? Difícil saber ao certo já que parte da política da Apple consiste em não divulgar informações técnicas sobre componentes. Pod ser pelo alto consumo de energia, tamanho do chip ou pelo custo.

Só nos resta esperar que a Apple resolva, numa futura atualizaçãodo iPhone 3GS, entregar equipamentos que incluam a tecnologia HSUPA para uma verdadeira experiência de alta velocidade em internet móvel.

FONTE: MACWORLD