A cada nova geração de iPhones e iPods, mais espaço para armazenamento de dados está disponível. O iPhone da primeira geração trazia meros 4 gigabytes (GB) de memória; o recém-lançado iPhone 3GS oferece 32GB. Pode parecer muito, mas com tantos aplicativos, filmes e músicas disponíveis, é fácil lotar a capacidade do eletrônico. Assim, toda e qualquer ação que se faça no sentido de deixar mais espaço disponível, mais conteúdo o iPhone poderá armazenar.

E não é preciso apelar para aplicativos de terceiros para salvar preciosos bytes. O iTunes, por exemplo, e capaz de converter o formato de suas músicas para outros que não ocupem tanto espaço.

Ao não descartar qualquer informação de áudio de uma determinada música, o formato Apple Lossless resulta em arquivos até sete vezes maior. Tal formato pode ser fundamente (ainda que isto seja questionável) para aqueles que possuem um ouvido extremamente treinado.

Acontece que para a maior parte de nós, no entanto, utilizar o formato AAC irá gerar arquivos de música substancialmente menores e com perdas imperceptíveis na qualidade do áudio.

Enxugue suas músicas
Para alterar o formato de suas músicas e transferi-las para seu iPhone ou iPod, abra o iTunes e acesse o menu Preferências. Na guia Geral, clique em Ajustes. No campo Importar Usando troque por Codificador AAC.

A opção Configuração serve para definir a qualidade do áudio, portanto Alta Qualidade (128kbps) será uma boa escolha. Clique em Ok em todas as janelas.

Agora resta agrupar as musicas que você gostaria de converter em uma lista. Clique com o botão direito do mouse sobre as músicas e escolha Criar versão AAC.

Observe que o iTunes irá duplicar os áudios selecionados para o novo formato. Para separá-los, crie uma lista inteligente em Arquivo -> Nova Lista Inteligente e a configure como mostra a imagem a seguir.

itunes

FONTE: PCWORLD