A Apple atualizou recentemente sua página que contém informações de todas as operadoras oficiais do iPhone.

Nesta atualização foram incluídas as informações dos suportes ao novos recursos disponibilizados com o FW 3.0.

Nesta página revelou-se uma opinião diferente da que tem sido discutida com relação ao Tethering (Suporte que possibilita usar o aparelho como modem 3G).

Vamos voltar ao inicio da discussão:

Com a chegada do FW 3.0 muitos pensavam que o Tethering seria ativo nativamente pelas operadoras, mas a função não foi ativada.

A reclamação dos usuários foi tanta que o Blog do iPhone encontrou soluções alternativas para ativar a função.

Logo que as reclamações começaram a bater na porta das operadoras, elas por sua vez jogaram a culpa na Apple, que por sua vez, devolve a batata quente para a Claro, Vivo e TIM.

Para ver o post na integra clique em (mais…)

apple_tethering

clique na imagem para ampliá-la

Esta mais que visível que na tabela da Apple nenhuma operadora brasileira oferecerá a opção de compartilhamento a seus clientes. Mas será que podemos confiar nessa tabela?

A parte brasileira da página da Apple nunca foi muito confiável, e tudo isso pode ser uma grande trapalhada de comunicação entre as partes envolvidas. Uma prova disso é que a mesma tabela diz que a Claro não faz desbloqueio dos iPhones que vende, coisa que sabemos que não condiz com a realidade.

O fato é que a tabela já está dando dores de cabeça para as operadoras. No Vivoblog, que está sendo atualmente o canal oficial para que os clientes comentem sobre o assunto, os moderadores não sabem mais o que responder, pois a atitude da Apple vai contra a posição da operadora até então, que afirmava ser a favor do tethering.

Ou seja, ninguém quer assumir a responsabilidade e enquanto isso, o consumidor fica sem poder usar uma função que é seu direito, garantido no contrato. Isso inclusive abre uma brecha legal para um pedido de rescisão do contrato de fidelidade por parte do cliente.

O que as operadoras têm que fazer é exigir uma posição da Apple para que ela libere o quanto antes, via iTunes, as atualizações das operadoras com as funções liberadas.

O Blog do iPhone já provou que é muito fácil liberar esta função bastando apenas um pouco de boa vontade.

E o iLex webmaster do Blog do iPhone inclusive oferece os arquivos da atualização (ipcc) dizendo que se as operadoras quiserem pegar seus arquivos, podem ficar a vontade.

Cabe apenas as operadoras tomar uma decisão.

Créditos: Blog do iPhone – adaptado por: RTC

T+