O PH do iBlogeek fez uma análise nos arquivos do firmware 3.0.

Nome Interno do Firmware: Kirkwood
Build
: 7A341
Versão: 3.0

Achados:

  • Uma série de novos Frameworks foram achados. Um curioso é o MobileQuickLook (será que teremos uma pré-visualização no iPhone futuramente?)
  • Novos “devices_ids” foram adicionados ao arquivo de comunicação USB. Atualmente, temos os seguintes aparelhos configurados pela Apple nesse arquivo: iFPGA (?), iPhone1,1 (iPhone 2G), iPhone1,2 (iPhone 3G), iPhone 2,1 (iPhone 3GS), iPhone3,1 (?), iPod1,1 (iPod touch 1G), iPod2,1 (iPod touch 2G), iPod2,2 (?), iPod3,1 (seria o novo iPod touch 3G, com 64GB de capacidade?), iProd0,1 (???) e unknownHardware (para novos aparelhos que, futuramente, surgirão).

  • Alguns codecs de vídeo foram adicionados na Bibilioteca de Frameworks do iPhone. Alguns desses codecs: H264H1.videodecoder, MP4VH1.videodecoder, VCH263.videodecoder, JPGH1.videoencoder e VHC263.videoencoder.
  • Um curioso Framework foi adicionado, relacionado ao Springboard e a Widgets do Mac OS X: SpringBoardPlugins. Quando vimos o conteúdo desse Framework, eles se pareciam bastante com os arquivos do Mac OS X.
  • O Blog do iPhone encontrou alguns arquivos relacionados ao suposto iPod3,1 que eu falei aí em cima no Firmware 3.0 e, resolvi inspecioná-los desmontando os arquivos e dando uma olhada no código. O que eu encontrei foi a coisa mais curiosa que eu já vi: um script de boot em BASH do iPod3,1, completo! O curioso é que o arquivo se auto-intitula BlueTool iPod3,1 boot script, e embora ele se pareça Ruby, descobri que é BASH mesmo, porque ele faz chamadas a um arquivo binário compilado pela Apple. Confira uma Screenshot:

  • Agora, a Baseband gera um LOG (!) de tudo o que ocorre nela, o que me pareceu loucamente estranho, porque isso poderá facilitar (e muito) o trabalho do DevTeam.
  • A Apple retirou diversos binários que existiam no Firmware 2.2.1 por motivos desconhecidos. E o pior é que esses binários eram tão insignificantes que nem eu entendi o motivo deles terem feito isso e ter tirado _todas_ as chamadas para esses arquivos.
  • O que é Stack Shot? A Apple criou vários arquivos relacionados a esse Stack Shot. Estou fazendo algumas pesquisas aqui e depois aviso o que é.
  • Novo App: WebSheet. O que será que é? O mais estranho é que, além de tudo, a Apple deixou os arquivos usados para compilar o projeto (Makefiles). Curioso.
  • Todos os aparelhos (menos o iPhone 3GS) dão o Boot usando o “Bluetool”, que parece ser a nova ferramenta de boot da Apple. Isso significa que o iPhone 3GS está com o iBoot mais seguro, e, consequentemente, o Jailbreak com certeza está bem mais complexo.

Bem, é isso aí galera!

Esses são os nossos estudos do iPhone OS 3.0!

O post original você confere aqui.