Se o mercado gera dinheiro, quem fica de fora tá perdendo. A Toshiba é o mais novo nome a entrar no segmento de telefones touchscreen com o TG01, smartphone equipado com o Microsoft Windows Mobile 6.1 que chega para brigar com o iPhone 3G, o Samsung Omnia e o T-Mobile G1.

Toshiba TG01

As especificações impressionam: sua tela é uma WVGA de 4,1 polegadas com resolução de 480×800 pixels (ainda que seja resistiva, e não capacitiva, como seus principais rivais), câmera de 3,2 megapixels, conectividade 3G, Wi-Fi, GPS e A-GPS, suporte a cartões microSD de até 32GB (mais 512MB de memória interna) e uma interface tridimensional proprietária da Toshiba. Além disso, responde a gestos e sacudidas, é compatível com conteúdos em DivX e traz o Internet Explorer embutido com funcionalidade Adobe Flash.

Toshiba TG01

O aparelho usa o chip Snapdragon QSD2850 de 1GHz (!) da Qualcomm, oferecendo controle dinâmico de velocidade, o que significa que ele roda com um clock bem baixo (diminuindo a intensidade do uso de CPU) enquanto o usuário não está fazendo nada, economizando bastante a sua bateria.

A Toshiba afirmou que o TG01 — que possui 9,9 milímetros de espessura — chegará à Europa até o meio do ano, porém seu preço ainda não foi divulgado. Mais deve ser dito no Mobile World Congress 2009, daqui a duas semanas.

VÍDEO:

Notícia retirada do MAC MAGAZINE e adaptado por RTC.