Ola galera, como ponta pé inicial da inalguração do blog vou disponibilizar um sucesso da década de 80, este post será o oficial, portanto todos os episódios serão postados aqui então todos os comentários críticas elogios ou sugestões referente a este clássico deverá ser feito aqui.

Quando um novo episódio for postado eu irei editar este post.

Então vamos começar, mas primeiro que tal conhecer um pouco a história da série?
Você já conhece a história?
Então clique aqui.

Para quem não conhece Kamen Rider Black (erroneamente batizado no Brasil de Black Kamen Rider ou Blackman é uma série de TV de tokusatsu exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete a partir de 1991. A série foi produzida pela Toei Company e Ishinomori Productions, sendo exibida originalmente no Japão na TV Asahi entre 4 de outubro de 1987 e 9 de outubro de 1988. É sem dúvida alguma um verdadeiro clássico do mundo tokusatsu, fazendo enorme sucesso não só no Japão, mas em todos os outros países que foi transmitido inclusive o Brasil, até hoje é lembrado com saudades pelos seus fãs, sendo considerada por muitos a melhor série de um Rider já feita.

HISTÓRIA:

Após serem sequestrados pelo culto Gorgom na noite em que completaram 19 anos, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Akizuki são submetidos a uma cirurgia mutante com o objetivo de se tornarem os dois Imperadores Seculares que devem lutar até a morte de um deles para que o vencedor suceda o Grande Rei dos Gorgom. Issamu consegue escapar antes de ter sua memória apagada e se volta contra os Gorgom. Mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

PERSONAGENS:

Kamen Rider Black (Black Kamen Rider): – Issamu Minami (Kotaro Minami, no original): O protagonista da série, foi raptado pelos Gorgom junto com o irmão Nobuhiko, sofrendo assim uma mutação e se transformando em Kamen Rider Black, consegue fugir do esconderijo dos Gorgom depois que o pai de Nobuhiko interfere na experiência mutante, mas é caçado até se transformar, a partir daí fica ciente que sua missão é salvar seu irmão e proteger a terra.

Kyoko Akizuki: – Irmã de Nobuhiko.

Satie (Katsumi, no original): – Namorada de Nobuhiko.

Nobuhiko Akizuki: – Irmão de criação de Issamu (já que ele foi adotado pelo pai de Nobuhiko quando o seu verdadeiro pai foi morto pelos Gorgom), é raptado junto com Issamu no dia do seu aniversário, quando Issamu consegue fugir, ele permanece na caverna dos Gorgom, sendo reconstruído totalmente e transformado no maior inimigo de Kamen Rider Black, o vilão Shadow Moon, no final da série perde o duelo com Kamen Rider depois que o Grande Rei é destruído, ele desaparece, retornando, em dois episódios do Kamen Rider Black RX, onde morre definitivamente (embora um último lapso de bondade aconteça na sua morte, quando ele salva duas crianças e manda RX destruir o inimigo).

Suda Ryozuke: – Amigo de infância de Issamu e Nobuhiko e agora inspetor da polícia internacional, ajuda Kamen Rider Black, em alguns episódios, na luta contra os Gorgom.

Monstro mutante Baleia: – Monstro dos Gorgom que se volta contra eles para ajudar Kamen Rider Black, quando descobre que os Gorgom pretendem destruir o mar. Quando Kamen Rider é morto por Shadow Moon o monstro Baleia o leva para uma caverna no fundo do mar ressussitando-o, nos episódios mais memoráveis da série. Depois é morto de forma covarde pelo monstro de Gorgom especialista em eliminar traidores.

Tropa Juvenil: – Grupo formado por crianças especiais que foram raptadas pelos Gorgons e treinadas com finalidade de os servir, mas que conseguem fugir e se aliar a Kamen Rider Black na sua batalha contra os Gorgom.

Grande Rei (Sousei-Ou no original, significa Rei da Criação em japonês): – O líder do Império Gorgom, quando revela sua forma para Kamen Rider Black e Shadow Moon, mostra-se como um coração gigante, o que leva a crer que o esconderijo Gorgom é algo como uma base onde existe todo o mal (visto que de lá Taurus entrou no inferno para buscar o Sabre Satã), e ele era (literalmente) o coração de tudo isso, já que o aspecto mostrado ao longo dos episódios da base Gorgom pode ser interpretado como a musculatura e partes internas do Grande Rei.

Shadow Moon: – Desperta no episódio 35, vencendo Taurus facilmente em seguida, é o irmão de criação de Issamu Minami (Kamen Rider Black), que nasceu no mesmo dia e na mesma hora que ele, durante um eclipse solar.

Danker (Darom no original): – Líder dos Sacerdotes dos Gorgom, sofre uma metamorfose assim como os outros dois sacerdotes, depois que liberam toda energia do corpo para ressussitar Shadow Moon, se transformando em monstro mutante, é o último dos sacerdotes a ser destruído.

Baraom: – 2º Sacerdote dos Gorgom, é o segundo sacerdote destruído na forma de monstro mutante.

Pérola (Bishum no original): – Sacerdotisa dos Gorgom, é a primeira a morrer, curiosamente não foi destruída por Kamen Rider Black, ela arrisca sua vida para que Shadow Moon destrua Kamen Rider Black, mas ele tem uma recaída e só a atinge, destruíndo-a.

Taurus (Birugenia no original): Lendário guerreiro, aparece entre os episódios 18 a 35. Usa como armas um escudo e a Espada diabólica, com a qual pode usar várias técnicas, como por exemplo o Vento das Trevas e o Raio Espiral. Também chegou a usar a Sabre Satã em suas últimas aparições. Tinha um relacionamento complicado com os sacerdotes, por vezes entrando em atrito com eles e até mesmo zombando de seus fracassos. Foi morto por Shadow Moon depois que este despertou.

Dr. Kuromatsu: – Ciêntista que se aliou aos Gorgom, com a promessa de ser reconstruído e alcançar a vida eterna. É morto pelos próprios Gorgom no episódio 19, ao fracassar nos seus planos, mas antes tem o corpo usado por Taurus, para enganar Kamen Rider Black.

Monstro Morcess: – São monstros morcegos espiões dos Gorgom, estão sempre rondando na terra.

MOTOCICLETAS:

Battle Hopper (Patrol Hopper na versão brasileira): – Moto orgânica, construída para servir a ambos os Imperadores Seculares.

Road Sector (Lord Sector na versão brasileira): – Criada originalmente pelo engenheiro Yoiti Daemon, foi originalmente projetada para os Gorgom, mas passa a ser de Kamen Rider Black no episódio 12.

TECNICAS DO KAMEN RIDER BLACK:

Golpe Insectus (Rider Punch no original): – É o soco Rider de Kamen Rider Black. É o primeiro golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Em algumas ocasiões Kamen Rider Black somente deu o Golpe Insectus no monstro para eliminá-lo, como ocorreu no episódio 28.

Golpe Louva-a-Deus (Rider Kick no original): – É o chute Rider de Kamen Rider Black. É o segundo golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Depois de aplicar os dois golpes mortais no monstro, o monstro é consumido pelo fogo e explode. Assim como às vezes Kamen Rider Black somente aplicou o Golpe Isectus no monstro para acabar com ele, em alguns episódios ele só precisou aplicar o Golpe Louva-a-Deus no monstro para derrotá-lo, como ocorreu no episódio 7.

Punho Distensor (Rider Chop no original): – É raramente utilizado. Consiste em um golpe no qual a mão de Kamen Rider Black se transforma numa espécie de lâmina (segundo as informações narradas quando o golpe foi utilizado pela primeiro vez, é capaz de cortar aço de até um metro de diâmetro).

King Stone Flash ou Raio King Stone: – É uma energia que Kamen Rider Black emite de seu cinto para afugentar ou cegar seus inimigos.

No final da série, Kamen Rider Black chega a usar o Sabre Satã de Shadow Moon; na realidade ambos, Kamen Rider Black e Shadow Moon podem utilizá-lo.

Power Stripes: – É a energia que Kamen Rider Black transmite de seu kingstone para todas as sua listras, sendo capaz de derreter materiais que estejam prendendo Kamen Rider.

Rider Sensor: – É utilizado por Kamen Rider Black através de suas antenas, assim podendo localizar objetos, ou criaturas em movimento, funciona como um radar.

Ultra-Visor: – Amplifica a visão de Kamen Rider Black, ele ativa um tipo de visão de calor ou noturna, utilizado para seguir adversários rápidos ou conseguir enxergar em situações adversas.

CURIOSIDADES:

Tetsuo Kurata, o ator que interpretou Issamu Minami, também canta o tema de abertura da série.

O personagem Issamu Minami retornaria na continuação direta Kamen Rider Black RX.

Mesmo com o título de Black Kamen Rider adotado pela dublagem, a série era anunciada como Blackman, que também era usado para os brinquedos e para o LP da trilha sonora.

Apesar do enorme sucesso no Brasil, o último episódio (51 – O Último Dia de Gorgom) jamais foi exibido, embora exista um boato de que foi exibido por uma única vez. Especula-se que os licenciadores não compraram o episódio por razões econômicas.

De qualquer forma, o episódio mais visto na história das séries foi o “Renascimento dos Sacerdotes” (36), pela primeira vez roubando a audiência, a rede Manchete vence a Globo com Xuxa, o episódio era o retorno triunfante dos sacerdotes destruindo Tokyo.

O nome do personagem Doutor Kuromatsu significa em japonês fim negro (kuro=negro/preto, matsu=fim).

O ator Susumu Kurobe (Kuromatsu) também interpretou o personagem Hayata em Ultraman. No final de 2001 foi entrevistado pela Revista Henshin Nº26.

ATORES JAPONESES:

Kohtaro Minami: Tetsuo Kurata
Kamen Rider Black (dublê): Jiro Okamoto
Kyoko: Akemi Inoue
Satie: Ayumi Taguchi
Nobuhiko: Takahito Horiuchi
Shadow Moon (voz): Jisen Masanori
Shadow Moon (dublê): Tokio Iwata
Baraom: Toschimichi Takahashi
Pérola: Hitomi Mei
Danker: Hirokazu Shoji
Taurus: Toru Yashida
Suda Ryosuke: Masaki Kyomoto
Doutor Kuromatsu: Sussumo Kurobe
Cientista do episódio 10: Jouji Nakata
Doutor Makino (segundo filme): Akira Ishihama

DUBLADORES BRASILEIROS:

Issamu(Kotaro) Minami/Kamen Rider Black: Élcio Sodré
Kyoko: Rosana Garcia
Satie: Rosa Maria Barolli
Nobuhiko Akizuki/Shadow Moon: Francisco Brêtas
Akira Daimon (ep. 12): Tatá Guarnieri
Suda Ryusuke: Flávio Dias
Professor Akizuki: Oswaldo Boaretto
Pérola: Patrícia Scalvi
Danker: Ricardo Nóvoa
Baraom: José Parisi Júnior
Doutor Kuromatsu: João Paulo Ramalho
Saburo Sakata: Guilherme Lopes e João Paulo Ramalho
Presidente Honia: Ricardo Medrado (eps. 2 e 3) e Walter Breda
Grande Rei: João Paulo Ramalho
Taurus: Ricardo Pettine
Narrador: Luiz Antônio Lobue
Diretor de dublagem: Carlos Alberto Amaral
Estúdio: Álamo

IMAGENS:

Vamos agora ao que realmente interessa os episódios…

###############################################

1º EPISÓDIO 19/01/09 – A metamorfose

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

2º EPISÓDIO 19/01/09 – A festa dos monstros

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

3º EPISÓDIO 19/01/09 – O m
utante das galáxias

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

4º EPISÓDIO 19/01/09 – Experiência maquiavélica

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

5º EPISÓDIO 19/01/09 – A peste das trevas

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

6º EPISÓDIO 19/01/09 – A guerra dos computadores

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

7º EPISÓDIO 19/01/09 – A regeneração de battle hopper

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

8º EPISÓDIO 19/01/09 – O poema do demônio

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

9º EPISÓDIO 19/01/09 – As façanhas de madame pérola

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

10º EPISÓDIO 19/01/09 – Os rebeldes

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

11º EPISÓDIO 19/01/09 – Tempestade negra

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

12º EPISÓDIO 19/01/09 – Máquina lendária

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

13º EPISÓDIO 19/01/09 – O rapto das mães

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

14º EPISÓDIO 19/01/09 – O desaparecimento dos peixes

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

15º EPISÓDIO 23/01/09 – A escola em perigo

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

16º EPISÓDIO 23/01/09 – Amigos pra valer

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

17º EPISÓDIO 24/01/09 – Sonho de infância

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

18º EPISÓDIO 24/01/09 – O imortal das trevas

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

19º EPISÓDIO 24/01/09 – Armadilha satânica

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

20º EPISÓDIO 04/12/09 – O túmulo de Kamen Rider

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

21º EPISÓDIO 04/12/09 – Duelo das máquinas

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

22º EPISÓDIO 04/12/09 – Sombra Negra

PARTE 1

PARTE 2

###############################################

Em breve mais episódios disponíveis…