Dia 21/01/09 a Apple fez a apresentação oficial dos seus resultados financeiros do primeiro trimestre fiscal de 2009 e o CEO interino, Tim Cook, falou e respondeu a perguntas sobre vários pontos relacionados à empresa e, como não poderia deixar de ser, também sobre o iPhone.

Sobre o iPhone Nano ninguém fez perguntas sobre o mesmo, apenas questionaram sobre o lançamento de um modelo menor e potencialmente mais barato. A resposta veio de uma maneira indireta, quando Cook falou dos concorrentes do iPhone. Ele destacou que o desenvolvimento de aplicativos em aparelhos com múltiplos tamanhos de tela torna o trabalho difícil para desenvolvedores e a Apple quer evitar isso.

Então vamos agora simplificar as coisas…
Um iPhone Nano seria menor em tamanho e em tela que o atual se não, não seria nano certo?

Portanto essa resposta de Cook pode ser considerada como uma confirmação de que a Apple não pensa em lançar um iPhone menor. Pelo menos por enquanto.

Outro ponto levantado foi em relação ao preço. Vários rumores apontam um futuro lançamento de 99$, mas a atual cabeça da empresa disse que 199$ é um bom preço e ninguém da concorrência chega perto disso. Ou seja, nada de queda de preço por enquanto.

E mesmo se tivesse esta queda nós sabemos que não chegaria ao Brasil mesmo…

Como curiosidade, outro dado comentado na apresentação é que em meio a crise a empresa possui em caixa: 28 bilhões de dólares para usar no que quiser ( Só para se ter uma idéia com esse dinheiro ela poderia até mesmo comprar a Dell se quisesse).

Isso nos dá garantia de que, mesmo se a crise durar bastante tempo, a Apple ainda pode respirar tranqüila e ousar em suas criações, como sempre fez.

Esta notícia eu ví no Blog do iPhone e foi reescrita por RTC.